— Crédito: Divulgação
A partir desta segunda-feira (8), profissionais da atenção primária do SUS começam a receber a vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan. A Butantan-DV, aprovada pela Anvisa em dezembro, é o primeiro imunizante de dose única contra a dengue no mundo e pode ser aplicada em pessoas de 12 a 59 anos. As informações são da Agência Brasil.
Durante cerimônia em São Paulo, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou que a vacinação contempla todas as equipes das unidades básicas, como médicos, enfermeiros e agentes comunitários. Padilha e o presidente Lula também visitaram o Centro de Produção de Vacinas contra a Dengue do Butantan.
Para a imunização em todo o país, o Ministério da Saúde adquiriu 3,9 milhões de doses. A vacina utiliza a tecnologia de vírus vivo atenuado, já empregada em outros imunizantes.
Segundo a Anvisa, a Butantan-DV apresentou eficácia de 74,7% contra dengue sintomática e 89% contra formas graves da doença. Estudos publicados nas revistas The Lancet indicam ainda redução da carga viral em pessoas vacinadas, o que ajuda a prevenir o agravamento da infecção. (Camamu Urgente)

0 Comments:
Postar um comentário