— Crédito: Agência Pará
A Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) anunciou neste domingo (1º) mudanças significativas no processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em todo o país. A principal delas é o fim da obrigatoriedade da prova de baliza nos exames práticos de direção. As informações são do site Autoesporte.
A medida foi oficializada com a publicação do novo Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular, que passa a valer para todos os Departamentos Estaduais de Trânsito. A atualização padroniza os critérios de avaliação e amplia o foco na condução real em vias públicas.
Com as novas regras, os examinadores passarão a avaliar aspectos como leitura do trânsito, tomada de decisões, condução segura, convivência com outros veículos e respeito aos pedestres, deixando em segundo plano manobras específicas realizadas em circuito fechado.
Outra mudança importante é a redução do limite de pontuação na prova prática para 10 pontos, além do fim das chamadas faltas eliminatórias automáticas. A partir de agora, a reprovação será baseada exclusivamente nas infrações previstas no Código de Trânsito Brasileiro.
Na prática, situações comuns durante o exame, como deixar o veículo “morrer”, não resultarão mais em reprovação imediata do candidato. Segundo a Senatran, o objetivo é tornar o processo de habilitação mais justo, moderno e alinhado às condições reais do trânsito brasileiro.

0 Comments:
Postar um comentário