Foto: Nildo e Marcos Neri, representante do INCRA O objetivo da reunião foi sobre a regularização fundiária de vários assentamentos no território do Baixo Sul |
O vereador de Igrapiúna Nildo do MST (PT), e lideranças de Camamu, Igrapiúna e Ituberá no Baixo Sul da Bahia, estiveram reunidos nesta sexta-feira (06), com o representante da Unidade Avançada Regional do INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), de Itabuna senhor Marcos Neri, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Camamu.
O objetivo da reunião, segundo Nildo, foi sobre a regularização fundiária de vários assentamentos no território do Baixo Sul. “Através da regularização o homem do campo passa a ter pleno direito à propriedade, já que na prática apenas a propriedade regularizada pode ser dada inteira ou de forma fracionada como garantia em financiamentos, o que garante ao produtor acesso facilitado para aquisição de maquinário, implementos agrícolas e seguro rural”, explicou o vereador.
Nesse sentido, o representante do INCRA, Marcos Neri, ressaltou que se torna fundamental garantir a regularização fundiária aos produtores rurais do município que há anos lutam pela titulação de suas terras.
Esses assentamentos carecem de uma atenção especial do órgão para tal tema, que vem afetando dezenas de famílias que moram nestas regiões. A preocupação do vereador Nildo, junto as demais lideranças locais, é ajudar as pessoas que moram nessas localidades que pertencem a assentamentos e são geridas pelo governo federal, o objetivo é que essas áreas sejam regularizadas para o uso legal das mesmas.
A reunião articulada pelo vereador, destacou a importância do INCRA Itinerante que vai está na região de 06 à 14 de novembro, para regulamentação das famílias desses assentados que vai ter um avanço grandioso para a agricultura familiar na região, e acredita que em breve essa conquista será realidade, já que as famílias estão devidamente organizadas através da associações que os representa, disse Nildo.
Participaram ainda da reunião sindicalistas de Camamu e da região, o presidente do SRT de Camamu, Sr. Manoel Luiz, o ex-vice prefeito de Ituberá Neto Baé entre outras lideranças que militam pela causa na Baixo Sul.
''A luta sempre será em defesa do povo de nosso baixo sul, para melhorar a vida da nossa gente'', finalizou Nildo. (Por Ray Santos - DRT/BA 0141)
0 Comments:
Postar um comentário