• ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    terça-feira, 23 de janeiro de 2024

    CAMAMU: Família de idosa com câncer acusa prefeitura de recusar transporte para tratamento em Salvador

    Maria da Conceição, se encontra no corredor da Santa Casa de Misericórdia de Valença, enviada pelo município de Camamu, quando deveria ter sido enviado à Salvador 

    A família da dona de casa, a idosa Maria da Conceição do Espírito Santo moradora do Assentamento Dandara dos Palmares, do município de Camamu, baixo sul da Bahia, relatou que ela, que luta contra um câncer, teve negado por várias vezes o apoio da prefeitura local para realizar tratamento em Salvador, a 300 quilômetros de distância.

    A paciente que precisa do atendimento especializado no Hospital Aristides Maltês, sofre com um câncer de mana que pode tirar sua vida caso não tenha o tratamento adequado. Segundo familiares, a idosa não precisa de regulação e sim apenas do translado para a capital o que foi negado pela gestão municipal. Diante dos questionamentos feitos por parentes da convalescente e pela imprensa local, o pior aconteceu. 

    VEJA VÍDEO; 

    Nesta terça-feira (23), fomos informados que dona Maria, se encontra no corredor da Santa Casa de Misericórdia de Valença, uma vez que foi enviada pelo município de Camamu para ser regulada na unidade, sendo que só precisaria do transporte para Salvador onde seria o local para seu procedimento. Informações repassadas ao Camamu Urgente, pelo vereador Nal da Canal (PT), ainda dão conta de que fizeram ameaças verbais a familiares da Sra. o que indica uma maneira de retaliação as cobranças feitas. 

    O pedido da família está baseado no Tratamento Fora de Domicílio (TFD), benefício que os usuários do Sistema Único de Saúde podem receber, que consiste na assistência integral à saúde, o que inclui auxílio na transferência para outro município, quando os meios de tratamento são esgotados no local de residência do paciente. Em casos de necessidade, o acompanhante também tem acesso ao programa. (Por Ray Santos - DRT/BA 0141)

    RELEMBRE CASO AQUI; 

    CAMAMU: Vítima de descaso na saúde, idosa aguarda regulação e teme morrer - Camamu Urgente

    Nota de Esclarecimento da Prefeitura Municipal de Camamu

    O Hospital Municipal de Camamu esclarece a situação referente à paciente que estava sob os nossos cuidados desde sábado (20/01/2024). Após a família entrar em contato, prontamente providenciamos transporte para conduzi-la da zona rural até o hospital, onde ela foi examinada, avaliada e internada para uso de medicações conforme critério médico.

    Devido à gravidade do quadro, a paciente foi inserida na regulação do estado da Bahia. Ressaltamos que a liberação de vaga não depende do município, sendo uma responsabilidade estadual. Desta forma, o hospital aguardava a disponibilidade de vaga, uma vez que o transporte necessário para a remoção era uma UTI móvel(Médico, Enfermeiro e tec. Enfermagem ),considerando o estado clínico da paciente.

    Hoje 22/01/24 o estado liberou vaga e a paciente foi encaminhada ao Hospital de referência conforme orientação da regulação. 
    É imprescindível citar, que a Secretaria de Saúde, o Prefeito e toda a equipe do Hospital  se emprenharam em proporcionar toda a assistência possível a paciente e reforçamos que neste processo a liberação de leito é uma atribuição do estado. 

    Atenciosamente,
    Hospital Municipal de Camamu
    • Blogger Comments
    • Facebook Comments

    0 Comments:

    Postar um comentário

    Item Reviewed: CAMAMU: Família de idosa com câncer acusa prefeitura de recusar transporte para tratamento em Salvador Rating: 5 Reviewed By: Redação Camamu
    Scroll to Top