O ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), aparece com larga vantagem na corrida ao Palácio de Ondina para as eleições de 2026. Segundo levantamento divulgado pelo Instituto Paraná Pesquisas, ele lidera com 53,5% das intenções de voto, contra 28,1% do atual governador Jerônimo Rodrigues (PT).
Em um cenário estimulado — quando os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados — João Roma (PL) surge com 6,1%, seguido por Kléber Rosa (PSOL), com 1,3%. Outros 4,6% dos eleitores disseram não saber em quem votar ou preferiram não opinar.
O instituto também testou um cenário alternativo, no qual o nome do governador Jerônimo Rodrigues é substituído pelo ministro da Casa Civil e ex-governador da Bahia, Rui Costa (PT). Nesse caso, ACM Neto mantém a dianteira com 53,3%, enquanto Rui Costa aparece com 28%. João Roma sobe para 6,2% e Kléber Rosa marca 1,4%, com 4,3% dos entrevistados indecisos ou que não quiseram responder.
A pesquisa foi realizada entre os dias 25 e 29 de julho de 2025, com 1.620 eleitores em 66 municípios baianos. O levantamento, divulgado pelo portal Bahia Notícias, tem margem de erro de 2,5 pontos percentuais e nível de confiança de 95%.
0 Comments:
Postar um comentário