• ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    sábado, 26 de julho de 2025

    ECONOMIA: Lula sanciona crédito consignado para CLT, incluindo motoristas de app

     

    — Crédito: Rovena Rosa/Agência Brasil

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta sexta-feira (25) a lei que institui o Crédito do Trabalhador, voltado a empregados da iniciativa privada com carteira assinada (CLT). Lula também aprovou a inclusão de motoristas e entregadores de aplicativos, feita pelo Congresso Nacional durante a tramitação da matéria.

    A norma foi publicada no Diário Oficial da União, informou o Palácio do Planalto.

    O consignado CLT foi instituído por Medida Provisória (MP) do governo federal em março, mas dependia da aprovação final dos parlamentares para não perder a validade.

    Desde então, de acordo com dados do governo federal, o programa já movimentou R$ 21 bilhões em empréstimos, por meio de 4.075.565 contratos que abrangem mais de 3,1 milhões de trabalhadores. A média de crédito por trabalhador é de R$ 6.781,69, com prazo médio de 19 meses para pagamento das parcelas.

    O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) informou que cerca de 60% dos empréstimos estão concentrados em trabalhadores que recebem até quatro salários mínimos, segmento que, segundo a pasta, não tinham acesso a crédito com condições mais vantajosas. Atualmente, a média dos juros cobrados no consignado CLT é de 3,56% ao mês.

    • Blogger Comments
    • Facebook Comments

    0 Comments:

    Postar um comentário

    Item Reviewed: ECONOMIA: Lula sanciona crédito consignado para CLT, incluindo motoristas de app Rating: 5 Reviewed By: Redação Camamu
    Scroll to Top