Guiguio da Capoeira que também desenvolve outros projetos culturais na cidade, comentou a importância da iniciativa realizada pela Associação Raízes de Piraí |
Por meio de ações simples, que podem passar a integrar o dia a dia das pessoas, como por exemplo, a coleta seletiva, a reciclagem e a compostagem, esta ação tem sido pioneira na região baixo sul da Bahia e mostra que é possível cuidar do meio ambiente, e, consequentemente, das futuras gerações, tornando Piraí um lugar melhor pra se viver.
Na última segunda-feira (20/11), a Associação Cultural Raízes de Piraí e seus colaboradores da comunidade local, realizam mais uma coleta mostrando para as autoridades do poder público, a exemplo das Secretarias de Meio Ambiente, Planejamento e Turismo do município que uma gestão adequada de resíduos e a reciclagem são temas que vêm ganhando cada vez mais destaque na sociedade atual, principalmente devido à crescente preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade. Ou seja, projetos de gestão de resíduos são fundamentais para garantir a preservação ambiental e a qualidade de vida, além de contribuir para a economia circular.
Importância da gestão de resíduos e reciclagem
A gestão adequada é fundamental para minimizar os impactos ambientais causados pelo descarte inadequado de resíduos. Além disso, a reciclagem é uma forma de economizar recursos naturais, uma vez que os materiais reciclados podem ser reutilizados na produção de novos produtos.
Dessa forma, a gestão de resíduos e a reciclagem também contribuem para a redução dos custos com a destinação final, além de gerar emprego e renda para a população.
Guiguio da Capoeira que também desenvolve outros projetos culturais na cidade, comentou a importância de tudo isso. ''No Baixo Sul, algumas cidades se destacam pela implementação de projetos de gestão de resíduos e reciclagem. Uma delas é Piraí do Norte através de nossa iniciativa, que é referência na região nesse quesito.
Na maioria das cidades desenvolvidas, a coleta seletiva é realizada em quase 100% dos bairros, e os resíduos são destinados a cooperativas de catadores, que realizam a triagem e a reciclagem dos materiais. Dessa forma, a cidade consegue reciclar mais de 50% do seu lixo, além de gerar emprego e renda para os catadores. aqui nós queremos esse modelo'', destaca.
Segundo o jovem ativista, a iniciativa de coleta seletiva através da Associação vem despertando grande interesse da comunidade e de pessoas de outras cidades, inclusive já tem aganda marcada com um engenheiro ambiental que virá à Piraí conhecer esse trabalho.
Ainda segundo Guiguio o objetivo é fechar parcerias pra ampliar o projeto e instalar uma mini-indústria na cidade visando oportunizar trabalho e renda através da coleta seletiva e incentivar também a compostagem através do lixo orgânico, com isso o município passa a ganhar uma enorme ajuda e o meio ambiente agradece. (Por Ray Santos - DRT/BA 0141)
0 Comments:
Postar um comentário