• ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    terça-feira, 30 de abril de 2024

    BRASIL: País passa de 4 milhões de casos de dengue; mortes chegam a 1.937

    O Brasil passou de 4 milhões de casos de dengue registrados neste ano, conforme atualização do Painel de Monitoramento das Arboviroses do Ministério da Saúde nesta segunda-feira (29). No total, 4.127.571 casos prováveis da doença foram notificados em todo o país nos quatro primeiros meses.

    Quanto às mortes por dengue, 1.937 foram confirmadas e 2.345 estão sob investigação. O coeficiente de incidência da doença no país é 2.032,7 casos para cada grupo de 100 mil habitantes.

    A faixa etária mais afetada é de 20 a 29 anos, que concentra a maior parte dos casos. Já a faixa etária menos atingida é a de crianças menores de 1 ano, seguida por pessoas com 80 anos ou mais e por crianças de 1 a 4 anos.

    As unidades da Federação com maior incidência da doença são Distrito Federal, Minas Gerais, Paraná, Espírito Santo, Goiás e Santa Catarina. Projeções divulgadas no início do ano apontam que os casos de dengue no país podem chegar a 4.225.885. *Com informações da Agência Brasil

    domingo, 28 de abril de 2024

    JUSTIÇA ELEITORAL: Eleitores têm até 8 de maio para resolver pendências com títulos

    O cancelamento de título eleitoral ocorre nos casos de ausência em 3 eleições consecutivas.


    Até o dia 8 de maio as eleitoras e os eleitores baianos poderão resolver pendências relacionadas ao título contando também com o  atendimento de plantão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) neste e nos próximos finais de semana. Os interessados poderão tirar primeira via, regularizar pendências de títulos cancelados, coletar dados biométricos, incluir o nome social e transferir o domicílio eleitoral. Após essa data, o cadastro será fechado em decorrência dos preparativos para as Eleições Municipais, em 6 de outubro.
    Continua após a publicidade

     Os atendimentos acontecerão nos dias 27 de abril (sábado), 1º de maio (feriado), 4 e 5 de maio (sábado e domingo), sempre das 8h às 14h.  Funcionarão em regime de plantão os Cartórios Eleitorais da capital e do interior do estado, além da Central de Atendimento ao Público (CAP) do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA).

    De acordo com o presidente do TRE-BA, desembargador Abelardo Paulo da Matta Neto,  a ação faz parte do compromisso de buscar ferramentas para atender o eleitor e possibilitar um acesso de forma cômoda e célere aos nossos serviços.

    Além dos pontos convencionais de atendimento ao eleitor, o presidente destacou outras ações que têm facilitado o acesso aos serviços pelo eleitorado baiano. “Fizemos convênio com as prefeituras-bairro, convênio com o Governo do Estado da Bahia através do Sac itinerante nas escolas, temos o ponto de atendimento no CCR Metrô/Terminal de Pituaçu e temos o caminhão itinerante do Projeto TRE em Todo Lugar que atende por todo estado”, ressaltou.

    Cancelados - Com mais de 1,6 milhões de títulos cancelados na Bahia, o eleitor poderá, com essa oportunidade, retomar com facilidade seu documento. O cancelamento de título eleitoral ocorre nos casos de ausência em 3 eleições consecutivas.  As cidades com maior número de cancelamentos foram Salvador, seguido de Feira de Santana e de Vitória da Conquista.

    O desembargador apontou também a importância para a Justiça Eleitoral baiana do Abril Indígena, mês dedicado à visibilidade da luta e conquistas dos povos originários. “Estamos buscando possibilitar que os povos indígenas possam acessar com mais facilidade os serviços do TRE-BA. Inclusive, levamos uma equipe de trabalho a Paulo Afonso, em novembro do ano passado, para uma audiência pública em que conversamos com os povos indígenas, e verificamos a dificuldade que eles têm de acessar nosso atendimento. Então, estamos atentos e procurando a melhor forma de estarmos próximos deles", salientou. 

    MARAU: Cidade registra 1ª morte de paciente causada pela dengue; Sesab confirmou caso

    Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) indicou um aumento de 702,9% nos casos da doença neste ano.

    A Bahia registrou, nesta sexta-feira (26), mais duas mortes causadas pela dengue. Os novos casos foram registrados em Caraíbas e Maraú, no centro-sul e baixo-sul do estado, respectivamente. Agora, o estado registra 49 óbitos decorrentes da doença em 2024.

    Continua após a publicidade

    A Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) indicou um aumento de 702,9% nos casos da doença neste ano. Até o dia 20 de abril, 153.404 casos prováveis foram notificados no estado. No mesmo período de 2023, o registro foi de 19.106 casos.

    Vitória da Conquista lidera o número de casos, com 24.111, seguida por Salvador, com 6.796, e Feira de Santana, com 6.239 casos prováveis da doença. A Bahia tem taxa de letalidade de 2,9%, menor do que a média nacional.

    Vitória da Conquista também é a cidade com mais mortes por dengue neste ano, 10. Na sequência, vêm Jacaraci (4), Feira de Santana (3), Juazeiro (4), Piripá (3), Caetité (2), Santo Antônio de Jesus (2), Barra do Choça (2), Coaraci (2), Caetanos (1), Campo Formoso (1), Carinhanha (1), Encruzilhada (1), Guanambi (1), Ibiassucê (1), Irecê (1) e Palmas de Monte Alto (1).

    E, ainda, Santo Estevão (1), Seabra (1), Várzea Nova (1), Bom Jesus da Lapa (1), Caculé (1), Ipiaú (1), Luís Eduardo Magalhães (1), Caraíbas (1) e Maraú (1).

    UBATÃ: Chuvas alagam ruas e deixam desalojados no município

    As chuvas que caíram nos últimos dias, sobretudo nas últimas 24h, alagaram alguns pontos em Ubatã e já há registros de desalojados no Pontalzinho e também na Várzea e Glória, em Ubatã. Veículos de carroceria são utilizados para fazer a retirada de móveis e eletrodomésticos de residências.

    Equipes da Assistência Social, Secretaria de Agricultura e Infraestrutura já estão nos locais atingidos prestando assistência às famílias. O problema é causado pela elevação das águas do Rio Branquinha, que corta os bairros do 31 de Março, Pontalzinho e Várzea. (Ubatã Notícias)

    sábado, 27 de abril de 2024

    UBAITABA: Furto de cacau deixa produtora desesperada na Região da Batalha

     Foto: Interiorano

    Na manhã desta sexta-feira, a Rádio Povo de Ubatã recebeu uma denúncia alarmante: uma ouvinte relatou o furto de uma carga de cacau em sua fazenda, situada na Região da Batalha, próximo do Assentamento Cruzeiro do Sul, em Ubaitaba, sul da Bahia.

    De acordo com a denunciante, o prejuízo foi estimado em mais de R$7 mil, considerando a cotação atual da arroba do cacau, que está em R$880. Ela explicou que na noite anterior havia ido com algumas pessoas realizar a colheita do cacau, porém, ao retornar à propriedade na manhã seguinte, a carga não estava mais lá.

    O local do furto apresenta dificuldades de acesso, sendo possível chegar apenas a pé ou com animais de carga. Questionada sobre suspeitas em relação ao autor do roubo, a produtora rural afirmou que não tinha certeza, mas apenas poucas pessoas estavam cientes da carga de cacau.

    Diante do ocorrido, a vítima registrou um boletim de ocorrência na delegacia local, dando início às investigações para identificar os responsáveis pelo crime. (Interiorano)

    BRASIL: A cada 8 minutos, uma mulher é vítima de estupro no país

    Em 2022, foram registradas 67.626 ocorrências de estupros em mulheres no Brasil. “Isso equivale a, aproximadamente, um estupro a cada 8 minutos no país”, descreve a edição deste ano do Relatório Anual Socioeconômico da Mulher (Raseam), lançado na quarta-feira (24), em Brasília, pelo Ministério das Mulheres.

    Conforme o documento, o Sudeste, região mais populosa do país, teve o maior número de ocorrências de estupro, somando 22.917 casos. Em seguida, ficou a região Sul, com 14.812 ocorrências. No Nordeste, foram registrados 14.165 estupros; no Norte, 8.060 casos; e no Centro-Oeste, 7.672 episódios desse tipo de violência.

    O Raseam faz a compilação de estatísticas de pesquisas e registros administrativos de diferentes fontes. Os dados sobre estupro das mulheres, por exemplo, são do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O relatório também utiliza de informações produzidas do Ministério da Saúde, dos Esportes, da Justiça Eleitoral, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e (Instituto Brasileiro de Geografia e EstatísticaI (BGE).

    Os dados de diferentes fontes podem ter complementariedade. Sobre o estupro, a Pesquisa Nacional de Amostra Domiciliar Contínua, do IBGE, sugere que a alta ocorrência dessa forma de violência contra as mulheres está refletida na percepção de risco. Uma em cada cinco mulheres entrevistadas em 2021 relatou sentir “risco médio ou alto de ser vítima de agressão sexual.”

    O relatório assinala que “a violência contra as mulheres é uma instituição social, que funciona como um mecanismo mantenedor de relações sociais de dominação e exploração.” Dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) do Ministério da Saúde, contabilizados nos atendimentos ambulatoriais e hospitalares, somaram 344.242 registros de violência sexual, doméstica e outras formas de violência. Sete de cada dez desses episódios ocorreram contra as mulheres.

    As estatísticas da Saúde ainda revelam que o principal local de agressão contra mulheres adultas, de 20 a 59 anos de idade, naquele ano foi a própria residência: 73% dos episódios, contra 14,5% de ocorrências em vias públicas e 3,2% em bares e restaurantes.

    TV FAMOSOS: Aos 51 anos, Anderson Leonardo do Grupo Molejo morre no Rio

    Sucesso pelo pagode dos anos 1990, Anderson Leonardo, do grupo Molejo, morreu nesta sexta-feira (26). O cantor foi diagnosticado há um ano e meio com câncer na região inguinal. A informação foi confirmada pela assessoria do cantor e pelo perfil oficial do grupo.

    "Nosso guerreiro ANDERSON LEONARDO lutou bravamente, mas infelizmente foi vencido pelo câncer, mas será sempre lembrado por toda família, amigos e sua imensa legião de fãs, por sua genialidade, força e pelo amor aos palcos e ao MOLEJO. Sua presença e alegria era uma luz que iluminava a vida de todos ao seu redor, e sua falta será profundamente sentida e jamais esquecida, nós te amamos", diz a mensagem postada em uma rede social.

    Anderson havia sido internado pela primeira vez no fim de fevereiro deste ano e recebeu alta no dia 19 de março. Porém, precisou voltar ao hospital no final do mesmo mês. No início de abril, o cantor foi transferido para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) para tratar de um quadro de insuficiência renal.

    Conhecido como Anderson Molejão, por causa do grupo Molejo, o cantor fez história com seus sucessos com o grupo de pagode nos anos 1990. Anderson é um dos formadores do grupo carioca Molejo junto com Andrezinho, Claumirzinho, Lúcio Nascimento, Robson Calazans e Jimmy Batera.

    Foto: Divulgação

    Por: Metro1

    sexta-feira, 26 de abril de 2024

    MARAÚ: Dr Isravan está inelegível até 2028 e não poderá ser candidato a prefeito este ano

    Pesa contra médico, a rejeição das contas pelo Tribunal de Contas da União (TCU), quando ainda era prefeito de Ibirapitanga

    Com a ficha suja devido a uma condenação de contas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e um suposto envolvimento em uma organização criminosa para favorecimento em licitações em diversas cidades da Bahia, Dr. Isravan, que é pré-candidato a prefeito em Maraú, está inelegível até 2028 após ter o mandato de prefeito cassado na cidade de Ibirapitanga. Isravan é citado ainda em uma denúncia do Ministério Público Federal (MPF), com base num inquérito policial que investiga a associação dele e de outros agentes políticos em uma organização criminosa acusada de fraudes em licitações.

    De acordo com lei da ficha limpa, são inelegíveis aqueles que tiverem suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável que configure ato doloso de improbidade administrativa, e por decisão irrecorrível do órgão competente, salvo se esta houver sido suspensa ou anulada pelo Poder Judiciário, para as eleições que se realizarem nos 8 anos seguintes, contados a partir da data da decisão, aplicando-se o disposto no inciso II do art. 71 da Constituição Federal, a todos os ordenadores de despesa, sem exclusão de mandatários que houverem agido nessa condição.

    Portanto, no caso do Dr. Isravan, pesa contra ele a rejeição das contas pelo Tribunal de Contas da União (TCU), quando ainda era prefeito de Ibirapitanga, enquanto ordenador de despesas do Fundo Nacional de Saúde. A decisão de rejeição das contas já transitou em julgado desde o ano de 2020, figurando o ex-prefeito na lista de inelegíveis do TSE até o ano de 2028.

    CAMAMU: Prefeito Enoc lança seu secretário pastor Jairo como candidato a prefeito

    O atual prefeito de Camamu, Enoc, oficializou seu apoio para concorrer nas próximas eleições municipais. O irmão Jairo foi escolhido como o candidato para sucedê-lo, ocupando atualmente o cargo de chefe de Gabinete da prefeitura. Jairo conta com amplo apoio do grupo e tem se destacado por sua atuação junto à comunidade.

    O prefeito reeleito, Enoc, desfruta de uma das maiores taxas de aprovação do estado. Nos últimos 6 anos, a cidade realizou um grande volume de obras e implementou diversas melhorias.

    Com a indicação do irmão Jairo para possível sucessão, o cenário político da cidade começa a se desenhar.

    MARAÚ: Ex-prefeito Isravan pode ter candidatura impugnada

    Isravan Barcelos foi prefeito de Ibirapitanga e agora tenta se eleger em Maraú  |   Bnews - Divulgação Divulgação
    O ex-prefeito de Ibirapitanga, Isravan Barcelos, conhecido como Dr. Ravan, pode ter a pré-candidatura em Maraú impugnada pela Justiça. Isso porque ele teve as contas rejeitadas durante a sua antiga gestão.

    Em 2019, Tribunal de Contas do Município (TCM) rejeitou as contas do ex-prefeito resultante de diversas irregularidades praticadas no exercício de 2016. Entre as irregularidades estavam "ausências de comprovações de publicações de instrumentos contratuais, ferindo o princípio da publicidade".

    A Lei das Inelegibilidades define que são inelegíveis para qualquer cargo "os que tiverem suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável que configure ato doloso de improbidade administrativa, e por decisão irrecorrível do órgão competente, salvo se esta houver sido suspensa ou anulada pelo Poder Judiciário".

    A oposição pretende judicializar a pré-candidatura de Isravan. Procurada, a assessoria de imprensa dele afirmou que o candidato deverá se posicionar em breve. O espaço segue aberto. (Bocão News)

    BAHIA: Professores rejeitam proposta do governo e aprovam paralisação em todo estado

    Os professores baianos da rede estadual de ensino aprovaram uma paralisação nas próximas segunda (29) e terça-feira (30), após uma assembleia realizada nesta quinta-feira (25). Na oportunidade, de acordo com nota da APLB-Sindicato, entidade que representa a categoria, foi analisada a proposta de reajuste do Governo da Bahia, de 5,69%, julgada insuficiente pela maioria dos professores presentes.

    “A APLB-Sindicato realizou, nesta quinta-feira (25/04), assembleias regionais em todo o estado, para avaliar a proposta de reajuste do Governo da Bahia – que é de 5,69%, com pagamento fracionado. Por maioria absoluta – mais de 90% -, os (as) trabalhadores (as) da rede estadual de Educação rejeitaram a oferta do Executivo e aprovaram paralisação das atividades por 48 horas, na segunda (29) e na terça-feira (30)”, dizia a nota do sindicato.

    Ainda de acordo com a APLB, as assembleias também aprovaram a realização de uma manifestação na segunda-feira (29), às 9h, no COI da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP-BA), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. A atividade será em conjunto com a Federação de Entidades de Servidores Públicos do Estado (Fespeba), que inclui, além da APLB, o Sindsaúde, Sinpojud, Sindpoc, Sindsefaz, Sinspeb, Sintest e o Sincontas. //Bahia Notícias

    No interior do estado, as manifestações serão nos Núcleos Territoriais de Educação (NTEs) de cada região. Confira abaixo todas as regiões que aderiram às paralisações nos dias 29 e 30:

    Recôncavo baiano

    1. Leste
    2. Serrana
    3. Nordeste
    4. Sudoeste

    ITAMARAJU: Diretora de escola é investigada por supostos desvios de cartões de auxílio estudantil

     

    Policiais civis cumpriram mandado de busca e apreensão, nesta quinta-feira (25), no colégio Estadual Professora Aurivaldina Joazeiro, em Itamaraju, no extremo sul da Bahia, em ação que investiga supostos desvios de cartões de auxílio estudantil do programa do governo do Estado. A diretora da instituição de ensino é suspeita do crime.

    Segundo informações apuradas pela equipe de reportagem da TV Santa Cruz, afiliada da Rede Bahia, a defesa da diretora da escola informou que ela já devolveu parte do dinheiro recolhido de forma indevida e vai pagar uma fiança no valor de R$ 5 mil.

    Durante as investigações, policiais civis identificaram diversas vítimas, estudantes da escola, que relataram que não receberam o cartão de auxílio estudantil, que distribuía valores de R$ 150 mensalmente para estudantes assíduos.

    Disseram ainda que em contato com a central dos cartões, foram informados que haviam sido feitas várias compras em diversos estabelecimentos comerciais da cidade. Outras vítimas também disseram que sequer tinham conhecimento da existência do cartão.

    Segundo a Polícia Civil, foram obtidas imagens de câmeras de segurança de estabelecimentos comerciais da cidade que comprovam que a diretora realizava compras utilizando diversos cartões em nome dos estudantes.

    O mandado de busca e apreensão foi cumprido com o objetivo de localizar documentos que possam auxiliar na identificação de todas as vítimas que tiveram seus benefícios desviados.

    quinta-feira, 25 de abril de 2024

    CAMAMU: Vereador Nal pede explicações sobre reforma de quiosque na feira livre


    Requerimento enviado ao Sec. de Administração, questiona se equipamento ainda é de propriedade do município ou particular 


    O vereador Ronaldo Figueiredo, o Nal da Canal como é popularmente conhecido (PT), apresentou Ofício na Câmara, endereçado ao Secretário de Administração de Camamu, Sr. Renivaldo Eleotério, solicitando explicações ao Poder Executivo sobre uma obra que pretende reformar estrutura física de um Quiosque da Feira Livre.

    No documento, o parlamentar pergunta ao servidor, se o equipamento ainda pertence ao munícipio, ou se é propriedade particular o que quer uma resposta o mais breve possível. 

    Ainda segundo Nal, a população que paga para os serviços da prefeitura serem realizados através de seus impostos, merecem uma explicação por para da gestão.  (Por Ray Santos - Jornalista DRT 7252/BA)

    quarta-feira, 24 de abril de 2024

    REGIÃO: Após queda de barranco, trânsito na Ilhéus-Itacaré é parcialmente liberado



    -Foto CIPRv/Itabuna

    A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) informou ao blog Pimenta que motos e carros de passeio já podem trafegar, de maneira controlada, na BA-001, trecho Ilhéus-Itacaré, após a remoção de parte da terra que interditou a via nesta terça-feira (23), nas imediações do acesso à Praia de Itacarezinho, a cerca de 15km da sede de Itacaré (veja aqui).

    Segundo a PRE, policiais da CIPRv/Itabuna foram ao local e acionaram a Prefeitura de Itacaré, que disponibilizou máquinas e trabalhadores para a limpeza da rodovia. Agentes de trânsito do município também dão apoio ao trabalho. Ainda não há previsão de horário para a liberação completa do tráfego.

    MANI REGGO: 'Para quem espera que eu atire pedra em Davi, isso não vai acontecer'

    A vendedora autônoma Mani Reggo voltou a se pronunciar em meio à confusão com o vencedor do BBB 24. Os dois formavam um casal antes do reality show, mas desde a final do programa a relação ficou permeada por uma série de desentendimentos. Na noite desta terça-feira (23), ela usou o Instagram para deixar claro que não vai ser mais uma pessoa a atacar o rapaz.

    "Tantas especulações e opiniões só distanciam e entristecem as pessoas que estão vivendo verdadeiramente essa história", iniciou Mani, antes de prosseguir com o longo texto.

    "Cada vez mais pessoas são envolvidas, narrativas (muitas delas irreais) são criadas e nada disso constrói algo positivo. O que vejo é a perda em todos os aspectos: perda de paz, de tempo, de memórias e, sobretudo, de respeito. (...) Para quem espera que eu atire pedra em Davi, isso não vai acontecer. Para quem espera que eu baixe o nivel e venha resolver minhas questões através da internet, sinto decepcionar, mas eu não farei isso".

    Na mensagem, acompanhada por uma foto da empreendedora, Mani destaca ainda que dorme e acorda "rezando para que tudo se acalme" e admite que mantém suas dúvidas.

    "Talvez tenha administrado mal minhas expectativas quanto ao que significaria tanta exposição fruto de um programa que reflete tantas coisas do nosso cotidiano e abre tantas janelas na nossa cabeça e no nosso coração".


    Retorno à rotina
    Na segunda (22), Mani anunciou que estava de volta ao trabalho, na barraca de lanches que administra. O ponto comercial em frente ao Hospital do Exército, em Salvador, foi onde ela e Davi se conheceram.
    Antes disso, no sábado (20), ela retirou o status de esposa dele do Instagram e publicou um desabafo. A mulher também parou de seguir o então companheiro na rede social.

    Na ocasião, a empreendedora pediu compreensão pelo silêncio nas últimas horas e escreveu que o momento serviu para que "não cometesse excessos ou julgamentos os quais as informações ainda não tinha processado".

    CAMAMU: Vereador Tarcísio não para de trabalhar e faz mais três solicitações ao Executivo

    Em suas falas, Tarcísio Pizza destacou a importância dessas solicitações para a melhoria da infraestrutura urbana, ações na zona rural, litorânea, povoados e distritos.

    Nas últimas sessões ordinárias, o vereador Tarcísio Pizza (PCdoB), vem apresentando requerimentos de grande relevância para a cidade de Camamu. Em suas falas, o vereador destacou a importância dessas solicitações para a melhoria da infraestrutura urbana, ações na zona rural, litorânea, povoados e distritos. Na sessão desta terça-feira (23), o parlamentar no uso de suas atribuições conferida em Lei, voltou a apresentar mais três pedidos de providência ao Executivo Municipal.  

    DEMANDAS SOLICITADAS; 

    01 - Solicito a Secretaria de obras, o reparo do calçamento e a 

    troca de manilhas na Rua Das Pedrinhas, na Comunidade de 

    Cajaíba. Com as fortes chuvas se rompeu. Também o reparo 

    do calçamento da Prainha na mesma comunidade.

    02 - Solicito a Coelba, que venha fazer a recuperação da rede 

    das comunidades: Aldeia Velha, Ponta de Caieras, e Cajaíba.

    Onde a energia vem oscilando e está fraca, prejudicando o 

    abastecimento de água das comunidades.

    03 - Solicito ao Prefeito Municipal junto a secretaria de obras, 

    seis manilhas da passagem do rio na comunidade do Santo 

    André na Cultrosa, para melhorar o tráfego dos moradores da

    comunidade. Também priorizar os braços de iluminação na 

    mesma, e também nas comunidades das: Pedrinhas, Mato 

    Grosso ,Pinaré, Tabela, Tiriri e Copó

    "Nosso papel como vereadores é trabalhar para garantir mais qualidade de vida para a população e buscar soluções para os problemas que afetam a cidade. Espero que esses requerimentos sejam atendidos pelo nosso prefeito Enoc Sousa (Avante), o mais breve possível para que possamos ver mais melhorias para nossa gente", afirmou o vereador. (Por Ray Santos - Jornalista DRT 7252/BA)

    domingo, 21 de abril de 2024

    ESPORTE: Bahia e Vitória se enfrentam neste domingo pela 3ª rodada do Brasileirão

    Vitória e Bahia se enfrentarão pela 5ª vez no ano neste domingo (21), em uma rodada cheia de clássicos regionais no Campeonato Brasileiro. Frente a frente no Campeonato Baiano e na Copa do Nordeste, as duas equipes agora duelam pela 3ª rodada do Brasileirão, em partida marcada para às 16h (horário de Brasília), no Estádio Barradão, em Salvador. Confira onde o clássico será transmitido, as prováveis escalações e melhores palpites para o Ba-Vi.

    Continua após a publicidade

    Onde assistir ao jogo entre Vitória x Bahia?

    Rede Bahia: praça afiliada da TV Globo na Bahia, com sinal disponível na TV aberta;
    Premiere: serviço de pay-per-view, pertencente ao grupo Globo, disponível em site e aplicativo.

    A partida entre Vitória x Bahia terá transmissão pela TV aberta via Rede Bahia, afiliada da TV Globo no estado, e pelo serviço dos canais Premiere, pay-per-view do grupo Globo que transmitirá a partida via site ou aplicativo.

    O Vitória chega com uma ligeira vantagem nos clássicos disputados em 2024. Dos 4 Ba-Vi jogados até agora, o Leão da Barra venceu 2 deles, ambos pelo placar de 3 a 2, válidos pelo Campeonato Baiano, e em pleno Barradão — um pela 7ª rodada do estadual, e o segundo pelo jogo de ida da final do Baianão.

    O Tricolor descontou na 6ª rodada da Copa do Nordeste, por 2 a 1, jogando em casa. O quarto e último confronto foi o empate por 1 a 1, na Arena Fonte Nova, pelo jogo da volta da final do estadual, que consagrou o título ao rubro-negro.

    Léo Condé deverá entrar com um time modificado em relação ao que foi derrotado para o Palmeiras, na estreia do Brasileirão. Camutanga, zagueiro titular do Vitória que sentiu um desconforto muscular e precisou ficar fora dos treinamentos durante a semana, certamente será desfalque.

    Além dele, o Dudu também é baixa certa após ter detectado uma lesão no ligamento do joelho. O volante, que vinha se firmando na posição nos últimos jogos, não precisará passar por cirurgia, mas deverá voltar somente entre 3 a 4 semanas.

    Já o lateral-esquerdo Patric Calmon, o PK, deve voltar à equipe. Ele foi desfalque na partida contra o Palmeiras por conta de um edema, mas já está recuperado e pode aparecer na escalação inicial. O lateral-direito Willean Lepo e o atacante Janderson, recém-chegados, foram regularizados e também estarão à disposição de Condé.

    Outra motivação para o Bahia além dos recentes confrontos é a marca histórica de mais de 4 anos sem triunfar sobre o Vitória no Barradão. A última conquista foi em março de 2020, um 2 a 1 pelo Campeonato Baiano, mas com as duas equipes utilizando atletas da categoria sub-23.

    Se considerarmos as equipes principais, a última vez em que o Bahia somou 3 pontos no Barradão foi em abril de 2018, na finalíssima do Campeonato Baiano, quando aplicou um magro 1 a 0. De lá para cá, foram 6 jogos na casa do Vitória, por 4 derrotas e 2 empates.

    Rogério Ceni também terá desfalques para a partida. O defensor Ryan e o meio-campo Nicolás Acevedo, ambos lesionados, não estarão disponíveis. Na zaga titular, a dúvida é se Ceni irá manter Gabriel Xavier ou voltar a utilizar Kanu ao lado de Victor Cuesta.

    O Bahia é 11º colocado, com 1 derrota e 1 vitória em 2 jogos pelo Brasileirão, enquanto o Rubro-Negro está na 17ª colocação, com 1 derrota. O Vitória possui um jogo a menos, contra o Cuiabá pela 2ª rodada, que precisou ser adiado para o Dourado enfrentar o Vila Nova pela semifinal da Copa Verde.

    CAMAMU: Trabalhador da construção Civil morre após cair do andaime

     Foto do IML/Valença (RM)

    No início da noite desta sexta-feira dia 19, por volta das 18:50h, ocorreu um acidente de trabalho, a vítima foi identificada como Jailton Silva Brito, 46 anos, morador da 3ª Travessa da Avenida Rio Branco, em Camamu. Jailton trabalhava em uma obra da construção civil no próprio bairro quando caiu de um andaime, chegou a ser socorrido pelo o SAMU 192 e levado as pressas para o hospital municipal de Camamu, onde veio a óbito.

    O corpo foi encaminhado para o DPT-Departamento de Policia Técnica de Valença, para ser necropciado. (Atualiza Bahia)

    SAÚDE: Brasil atinge 1,6 mil mortes confirmadas por dengue

    O Brasil alcançou a marca dos 1.601 óbitos por dengue confirmados em 2024. Além disso, outras duas mil mortes seguem em investigação e podem ter sido causadas pela doença, totalizando 3,6 mil mortes confirmadas ou suspeitas até o momento. Os dados são do painel de casos do Ministério da Saúde atualizado nessa sexta-feira (19).

    O número de mortes confirmadas é 35% superior a todo o ano de 2023, quando 1.179 brasileiros perderam a vida para doença. A diferença entre os casos ainda em investigação de 2023 e 2024 supera os 1.707%. Do ano passado, apenas 114 ocorrências seguem em investigação.

    Em relação aos casos prováveis da doença, os números chegam a 3,535 milhões em 2024 contra 1,649 milhão em 2023, aumento de 114%. Já o coeficiente de incidência de casos por 100 mil habitantes cresceu de 773 em 2023 para 1.741 casos prováveis para cada 100 mil brasileiros em 2024.

    As mulheres são as mais afetadas pela doença, representando 55% das ocorrências prováveis, contra 44% de pessoas do sexo masculino. A faixa etária mais afetada é dos 20 aos 29 anos, com 358 mil mulheres dessa faixa etária atingidas contra 299 mil homens.

    Apesar do aumento expressivo no número de casos e óbitos, a letalidade da doença em relação ao total de casos teve leve redução. De uma letalidade de 4,83% em casos graves em 2023 para 4,35% em 2024. Além disso, a letalidade dos casos prováveis passou de 0,07% para 0,05% no mesmo período. *Com informações da Agência Brasil

    sábado, 20 de abril de 2024

    POLÍTICA: Lula homologa duas terras indígenas localizadas na Bahia

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) homologou nesta quinta-feira (18), em cerimônia em Brasília, duas terras indígenas. São elas: Aldeia Velha, na Bahia, e Cacique Fontoura, no Mato Grosso. A homologação é a penúltima parte do processo de demarcação. A expectativa era que o governo homologasse seis áreas, como foi anunciado na semana passada.

    “Eu sei que vocês estão com certa apreensão, porque vocês estavam esperando seis terras indígenas. E nós decidimos assinar duas. Eu sei que isso frustrou alguns companheiros. Eu fiz isso para não mentir a vocês. É melhor a gente resolver o problema ao invés de assinar”, disse Lula. Segundo o presidente o processo esbarrou na burocracia e em pedidos por parte de governadores por mais tempo. O presidente ainda disse que houve governador que sequer recebeu a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, para tratar do assunto.

    “Teve o governador que não atendeu a Sônia [Guajajara]. Mas, agora, nós vamos chamar esse governador aqui para ter uma conversa com ele e mostrar que nós precisamos resolver da melhor maneira possível. A gente não quer briga, nem para prejudicar o indígena, e, também, não quer prejudicar um trabalhador rural”, pontuou.

    Ainda de acordo com o presidente, o governo precisa ter o cuidado para oferecer às pessoas que estão ocupando as terras indígenas “uma possibilidade”.

    “Nós temos algumas terras que estão ocupadas. Algumas por fazendeiros, outras, por gente comum, possivelmente tão pobre quanto nós. Têm umas que tem 800 pessoas que não são indígenas ocupado, têm outras que tem mais gente. E têm alguns governadores que pediram um tempo para gente saber como é que a gente vai tirar essas pessoas, porque eu não posso chegar lá com a polícia e ser violento com as pessoas que estão lá”, argumentou.

    A homologação das duas áreas correu durante a reunião do Conselho Nacional de Política Indigenista, que, segundo Lula, vai funcionar como uma espécie de “Comissão da Verdade” da política indigenista — comparando o colegiado ao criado em 2012 para apurar os crimes da ditadura militar. *Com informações do G1

    SAÚDE: Brasil já ultrapassa 1.500 mortes por dengue só em 2024

    O Brasil já registrou, em 2024, 1.544 mortes por dengue, segundo dados do Painel de Monitoramento de Arboviroses do Ministério da Saúde da última quinta-feira (18). O número já ultrapassa o total de mortes por dengue registrado em 2023, de 1.094 mortes.

    Dados da pasta mostram que outros 2.085 óbitos estão em investigação. O país havia batido recorde de mortes por dengue em 2023. O recorde anterior ocorreu em 2022, com 1.053 óbitos. Segundo o painel, há 3.507.062 casos prováveis da doença e 1.958.272 casos confirmados. O número de mortes por dengue, em 2024, corresponde a uma média de 11 pessoas mortas por dia.

    Artigo recente publicado pelo Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz analisa os óbitos por dengue e aponta ainda que a desassistência e a desatenção ao potencial agravamento que os pacientes podem apresentar são as principais razões associadas às mortes por dengue.

    Na última quarta (10), em entrevista a jornalistas, o Ministério da Saúde divulgou que 13 estados brasileiros vivem um cenário de estabilidade na incidência de dengue e o Distrito Federal e oito outras unidades da federação têm tendência de queda.

    Os estados com incidência estável são: Rondônia, Pará, Amapá, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e São Paulo. Além do Distrito Federal, a tendência de queda está no Acre, Roraima, Amazonas, Tocantins, Goiás, Distrito Federal, Piauí, Minas Gerais e Espírito Santo.

    Scroll to Top