• ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

    UBAITABA: ‘Queremos Doar’ entrega 21 mil roupas e 50 toneladas de alimentos

    Uma iniciativa do projeto “Queremos Doar” conseguiu reunir 21 mil peças de roupa e 50 toneladas de alimentos não perecíveis para doação a vítimas das chuvas que caíram sobre parte do interior da Bahia nas últimas semanas. O grupo fez a entrega dos donativos na tarde desta quinta-feira (30) à Associação Cacaueira de Canoagem de Ubaitaba.

    O empresário Davidson Botelho, um dos idealizadores do projeto, comemorou o sucesso da campanha de doação para as vítimas da chuva na Bahia. Ele contou ao Bahia Notícias que, apesar da maior parte dos donativos terem sido entregues em Ubaitaba, outros municípios também foram atendidos pela ação.

    “Lançamos esta ação para ajudar os desabrigados do sul do estado e nós conseguimos arrecadar, ao final, próximo de 68 toneladas de alimentos, sendo 50 para Ubaitaba e as outras 18 foram divididas para Nazaré, Nilo Peçanha, Ibirataia e Ubatã, dando 4,5 toneladas para cada uma. Todas foram entregues para instituições, paróquias e associações, todas catalogadas”, disse o empresário.

    Davidson Botelho ainda aproveitou para agradecer o apoio de empresas e também do Poder Público, que contribuíram para que a entrega dos donativos fosse realizada com sucesso.

    “Tivemos como doadores grandes empresas, como o Shopping da Bahia, a BP Investimentos, a RedeMix, a Invictus Transportes, teve ajuda da prefeitura de Salvador. Enfim, foi um mutirão de multifaces que depositou confiança no projeto Queremos Doar. Nós compramos e fizemos essa distribuição, estabelecendo critérios de necessidades e também os municípios que nos procuraram e que a gente teve acesso”, afirmou.

    “As entregas já foram feitas, recebidas. Estou muito feliz por ter contribuído para amenizar um pouco da dor e do sofrimento desse pessoal”, finalizou Botelho. (BN)

    Veja o calendário de pagamentos do Auxílio Brasil em 2022

    O governo federal divulgou nesta quinta-feira (30) as datas de pagamento do Auxílio Brasil em 2022. O programa substitui o Bolsa Família. O valor do benefício chega a R$ 400.

    Para o beneficiário saber quando irá receber, primeiro deve observar o último dígito do Número de Identificação Social (NIS), que é um cartão para os dependentes do programa. Os dígitos estão na parte frontal do cartão, abaixo do nome do titular. 

    Em janeiro, o primeiro pagamento será no dia 18 de janeiro para os beneficiários com dígito final do cartão número 1. Os pagamentos seguem até o dia 31. 

    Nos meses de fevereiro e abril, os pagamentos começam no dia 14. Já em dezembro, o governo começará a disponibilizar a verba no dia 12. 

    Integrantes da banda Melim testam positivo para Covid-19

    Os intengrantes da banda Melim testaram positivo para Covid-19, nesta quinta-feira (30), por isso, os irmãos e músicos Rodrigo, Gabriela e Diogo Melim, cancelaram os shows que estavam marcados para o Réveillon Axé Maré, em Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador.

    A produção da banda informou que eles estão bem, com sintomas leves e um deles assintomático. Também foi reiterado que todos os três estão imunizados com as duas doses da vacina contra o vírus e ratificou a importância da vacinação para todos. (Bahia.Ba)

    Maria Antonieta de Las Nieves, a Chiquinha de ‘Chaves’, está com Covid-19

     A atriz mexicana Maria Antonieta de Las Nieves, que interpretou a Chiquinha no seriado “Chaves”, está com Covid-19. Ela disse nesta quinta-feira (30) que testou positivo para a doença.

    “Queridos fãs, amigos e familiares. Apesar de todos os cuidados que sempre tive para não pegar Covid-19, saiu o resultado positivo para o teste”, escreveu a atriz de 71 anos em seu perfil no Instagram.

    “Me sinto bem, em casa, muito tranquila e melhorando dia a dia”, também disse a atriz. (G1)

    CBF cancela Copa América de Futsal no Brasil por causa da Covid-19

    A Copa América de Futsal, que seria realizada em janeiro, no Brasil, está cancelada. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (30), pela Confederação Brasileira de Futebol. Agora, a Conmebol terá de encontrar uma nova sede para abrigar a competição. 

    O motivo é o aumento dos casos de Covid-19 no país, apresentado em relatório ao presidente da entidade sul-americana, Alejandro Dominguez. A decisão foi do presidente interino da CBF, o baiano Ednaldo Rodrigues. 

    “O torneio iria reunir jogadores e integrantes de comissões técnica de dez seleções, além de todo o pessoal de arbitragem e da organização do evento. O departamento médico da CBF nos alertou sobre o cenário preocupante com o crescimento da Covid no próximo mês e comunicamos aos executivos da Conmebol que abrimos mão do evento”, afirmou Ednaldo.

    O Brasil registrou, nesta quarta-feira, 9.958 casos de Covid-19 – aumento de 53% em relação às duas últimas semanas. A variante ômicron, identificada na África do Sul, tem sido a principal agente desse crescimento. Ao todo, 40% das amostras positivas em oito estados correspondem à nova cepa. 

    A Copa América de Futsal ocorreria no Parque Olímpico do Rio de Janeiro, entre 29 de janeiro e 6 de fevereiro. Neste momento, o Paraguai é o favorito para realizar o evento. 

    O Brasil é o maior vencedor da competição, com 10 títulos. As outras duas edições foram vencidas pela Argentina. (BN)

    Bahia confirma saída de Gilberto e atacante se despede: ‘Deixei tudo em campo’

    O momento que muitos tricolores não queriam chegou para o Bahia. Depois de três temporadas e meia, a passagem do atacante Gilberto pelo tricolor está encerrada. Na tarde desta quinta-feira (30), o Esquadrão anunciou oficialmente a saída do jogador.

    Gilberto tem contrato com o Bahia até esta sexta-feira (31), mas o vínculo não será renovado. O centroavante é dono do maior salário do elenco e a permanência seria colocada em dúvida mesmo se a equipe continuasse na primeira divisão. Com o rebaixamento à Série B, a continuidade se tornou inviável.

    Gilberto chegou ao Bahia em 2018 e deixa o clube com status de ídolo. Ao todo ele marcou 83 gols e conquistou marcas importantes no tricolor, como a artilharia da Fonte Nova, o 16º lugar entre os maiores goleadores da história do Esquadrão – ultrapassando Bobô -, e a artilharia isolada entre os clubes nordestinos na primeira divisão.

    Esse ano, Giba anotou 15 gols no Campeonato Brasileiro e ficou atrás apenas de Hulk, que balançou as redes 19 vezes e foi o artilheiro do Brasileirão. Em toda a temporada, o atacante tricolor anotou 26 tentos e deu seis assistências.

    O centroavante foi importante ainda na conquista do Campeonato Baiano de 2019 e da Copa do Nordeste de 2021, quando marcou um dos gols da final contra o Ceará, no Castelão.

    A tendência é de que Gilberto atue fora do Brasil em 2022. O jogador está em negociações com o Al-Nasr, da Arábia Saudita. Ele também chegou a ser procurado por clubes como Fortaleza e Ceará.

    Na despedida, Gilberto deixou uma carta de agradecimento aos tricolores. Confira:

    ‘Por 189 vezes entrei em campo vestindo essa camisa pra defender o Esporte Clube Bahia.

    Foram 4 temporadas que me colocaram na história do ESQUADRÃO DE AÇO e que colocaram esse clube na minha trajetória pra sempre.

    Não tenho muito o que dizer sobre o que o Bahia passou a representar na minha carreira e, mais importante, no meu coração.

    Só queria agradecer

    Se consegui marcas e números com essa camisa, que me puseram ao lado dos maiores nomes da história desse grande clube, não foi sozinho.

    Preciso dividir isso com todos os jogadores que estiveram do meu lado durante esse tempo, funcionários, dirigentes e, em especial, com vocês, torcida.

    Agradeço por cada vez que me aplaudiram, que me cobraram, me incentivaram. E agradeço por todas as vezes que explodimos juntos em alguma comemoração. Jamais esquecerei a energia de vocês.

    Essa torcida me ajudou a ser o melhor que eu poderia ser.

    Isso é algo que carregarei sempre comigo e com a consciência em paz: toda vez que entrei em campo pelo Bahia, jogando bem ou mal, acertando ou errando, sei que dei o melhor de mim naquele dia.

    Deixei tudo que tinha no campo. Briguei por cada bola. Corri tudo que podia. E vocês não mereciam nada menos que isso.

    Mas, como todo ciclo tem um final, chegou a hora de encerrar esse.

    Infelizmente não conseguimos evitar que essa minha última temporada terminasse da forma como terminou – e isso me doeu demais.

    Eu tinha planejado de uma forma muito diferente na minha cabeça. Mas nem sempre as coisas são como a gente sonha.

    Mas saibam que, onde eu estiver, sempre estarei torcendo por esse clube e por vocês.

    Obrigado por tudo, mais uma vez.

    BBMP 
    ❤️
    '” (Correios)

    Após recusa do governo Federal, Bahia aceitará de forma direta ajuda da Argentina

    Após a recusa do governo Federal em receber ajuda humanitária da Argentina, o governador da Bahia Rui Costa anunciou, através das redes sociais, que o estado aceitará ajuda de forma direta, sem que o apoio precise passar pela diplomacia brasileira. “A Argentina ofereceu ajuda humanitária às cidades afetadas pelas chuvas na Bahia, apesar da negativa do Governo Federal. Me dirijo a todos os países do mundo: a #Bahia aceitará diretamente, sem precisar passar pela diplomacia brasileira, qualquer tipo de ajuda neste momento”, disse o governador pelas redes sociais. “Os baianos e brasileiros que moram aqui no estado precisam de todo tipo de ajuda. Estamos trabalhando muito, incansavelmente, para reconstruir as cidades e as casas destruídas, mas a soma de esforços acelera este processo, portanto é muito bem-vinda qualquer ajuda neste momento”, completou. A Argentina ofereceu ajuda humanitária à Bahia. O governador do estado chegou a fazer um pedido de autorização para a missão estrangeira. No entanto, o Ministério das Relações Exteriores recusou o apoio. (G1)

    Bahia registra 405 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas

    De acordo com boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), nesta quinta-feira (30), a Bahia registrou 405 novos casos de Covid-19 e mais 17 óbitos pela doença nas últimas 24 horas.

    Segundo boletim epidemiológico, dos 1.270.022 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.240.819 já são considerados recuperados, 1.707 encontram-se ativos e 27.496 tiveram óbito confirmado.

    Até o momento 10.710.901 pessoas foram vacinadas com a primeira dose da vacina, 260.726 com dose única, 8.794.660 com a segunda dose e 1.331,825 com a dose de reforç

    Passageiros são impedidos de descer de navio na BA após 68 testarem positivo para Covid-19; Réveillon seria em Ilhéus

    Passageiros do navio Costa Diadema, que está no Porto de Salvador, estão impedidos de desembarcar na cidade por causa de um surto de Covid-19 dentro da embarcação nesta quinta-feira (30). De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), nas últimas 24h, foram confirmados 68 casos de Covid-19, sendo 56 entre tripulantes e 12 entre passageiros.

    Ainda segundo a Anvisa, a operação da embarcação em Salvador não foi autorizada. Com isso, estaria proibido o embarque e desembarque de viajantes até que seja finalizada a investigação do surto de Covid-19, que está em andamento.

    A embarcação saiu do porto de Santos, na segunda-feira (27), e teria como próxima parada o porto Ilhéus, onde o cruzeiro faria a noite de Réveillon no sul da Bahia, que enfrenta temporais e enchentes neste mês de dezembro.

    CENÁRIO DE GUERRA: Jiquiriçá é uma das cidades com registros de destruição após chuvas

    Após as fortes chuvas que atingiram o Vale do Jiquiriçá, algumas cidades do território contam os prejuízos provocados pela devastação dos últimos dias. No município de Jiquiriçá, o cenário é de guerra.

    De acordo com informações de Rick Pagodart, que integra a Comunicação da prefeitura da cidade, pelo menos 70% da população de Jiquiriçá foi afetada com a enchente, tendo as moradias parcial ou completamente destruídas. As residências localizadas às margens do Rio Jiquiriçá ficaram praticamente todas comprometidas, muitas não resistiram e desabaram.

    Famílias que perderam seus imóveis são alojadas em escolas, outras em casas de amigos e parentes. ‘’Como é uma cidade pequena, onde todos se conhecem, teve gente que preferiu ir para casas de amigos e familiares. Algumas lojas e mercados estão funcionando, porque o comércio foi invadido pela enxurrada. É tudo muito triste’’, relatou Rick ao BMFrahm.

    Casas às margens do Rio Jiquiriçá desabaram com a chuva

    Em imagens aéreas registradas após a tempestade, é possível ver ruas sujas de lama e casas destruídas. Os prejuízos estão por todos os cantos, inclusive na área rural. (Blog do Marcos Frahm)

    João Roma diz que ações do governo federal em áreas atingidas pelas chuvas serão reforçadas

    O ministro da Cidadania, João Roma, afirmou nesta quarta-feira (29) que o presidente Jair Bolsonaro determinou que as ações do governo federal nas áreas atingidas pelas chuvas na Bahia sejam reforçadas. Roma e o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, conversaram com o presidente nesta quarta e discutiram o reforço das ações de fortalecimento da saúde pública nos municípios atingidos pelas chuvas.

    “Por determinação do presidente Bolsonaro estamos reforçando as ações do governo federal para todas as áreas atingidas por essa enorme calamidade na Bahia. São mais de oitenta municípios atingidos. Ontem sobrevoamos a área e vimos a situação desesperadora, com famílias desalojadas, pessoas que perderam o pouco que tinham, comerciantes que perderam todos os seus estoques”, disse Roma.

    “Nesse momento, é importante reforçar a questão da saúde pública. Portanto, meu agradecimento, Queiroga, por todo o seu empenho, a sua atenção. Nós temos nos falado frequentemente. Hoje já participamos de uma videoconferência com o presidente Bolsonaro para que nós possamos agir de forma eficaz, juntos, para diminuir o sofrimento e cada vez mais estar perto do cidadão mais necessitado na Bahia”, acrescentou.

    O ministro Queiroga disse que a catástrofe pode gerar outros problemas de saúde. “É por isso que nós já liberamos uma portaria com mais de R$ 12 milhões, recursos que já estão nos municípios. O Ministério da Saúde está levando insumos estratégicos, vacinas contra a influenza, contra a hepatite A, medicamentos para atender pessoas que eventualmente contraiam leptospirose, para prevenção das diarreias agudas”, explicou.

    O governo federal tem atuado na Bahia desde o início das chuvas no estado, no final de novembro. Nas regiões sul e sudoeste, onde a situação tem sido mais grave, são diversas áreas mobilizadas para mitigar os efeitos das fortes chuvas e socorrer a população que mais precisa.

    O governo federal já garantiu mais de R$ 110 milhões para ações de recuperação de infraestrutura rodoviária, de saúde e de resposta ao desastre natural no estado, além de um pacote de medidas emergenciais em parceria com o Banco do Nordeste. Mais de R$ 19 milhões já foram disponibilizados pelo Ministério do Desenvolvimento Regional para ações de Defesa Civil. No estado, mais de 80 municípios estão em situação de emergência.

    Governo Bolsonaro rejeita oferta de ajuda da Argentina para enchentes na Bahia

    O governo do Estado informou nesta quarta-feira, dia 29, que o governo Jair Bolsonaro dispensou uma oferta de ajuda humanitária da Argentina para vítimas das enchentes no Estado. Segundo o governo baiano, o consulado argentino, que havia oferecido auxílio material, comunicou nesta noite que o Itamaraty rechaçou a ajuda.

    Por meio diplomático, o governo Alberto Fernández ofereceu o envio de uma missão internacional com dez profissionais especializados nas áreas de logística, água, saneamento e apoio psicossocial para vítimas de desastres naturais. O governador Rui Costa (PT) cobrou celeridade na autorização da missão proposta pela Casa Rosada (veja aqui).

    Em nota, o governo da Bahia reproduziu trechos de um ofício enviado pelo Ministério das Relações Exteriores às representações diplomáticas da Argentina no Brasil. O Itamaraty disse que o governo federal enfrenta o desastre “com a mobilização interna de todos os recursos financeiros e de pessoal necessários”. Também disse que “na hipótese de agravamento da situação, requerendo-se necessidades suplementares de assistência, o governo brasileiro poderá vir a aceitar a oferta argentina de apoio da Comissão dos Capacetes Brancos, cujos trabalhos são amplamente reconhecidos”.

    O presidente Jair Bolsonaro tem sido alvo de críticas por causa da operação de apoio às vítimas das chuvas. Segundo autoridades do Estado, 629 mil moradores da região foram afetados pelas águas, que cobriram casas e destruíram bairros inteiros.

    Procurado pela reportagem, o Ministério das Relações Exteriores ainda não se manifestou.

    Na última segunda-feira (26), o embaixador Daniel Scioli disse que ofereceu ao governo federal e ao governo baiano assistência da comissão dos Capacetes Brancos, equipe de voluntários que serve como um braço de assistência humanitária internacional do governo argentino. Eles têm vasta experiência em desastres e atuaram recentemente ao lado de brasileiros no Haiti.

    “Colocamos à disposição do governo federal e do governador da Bahia desinfectantes, potabilizadores de água e também profissionais especializados na sua utilização, na montagem de abrigos do ACNUR, em logística de doações e contenção psicossocial”, escreveu o embaixador argentino em Brasília.

    A chancelaria argentina disse que enviou a oferta à Agência Brasileira de Cooperação (ABC), ao Itamaraty e ao Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres. (Política Livre)

    Governo Federal reconhece a situação de emergência em Itabuna e mais mais 85 cidades baianas

    O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), reconheceu a situação de emergência de 86 municípios baianos afetados pelas fortes chuvas que atingem o estado. A Portaria com todos os municípios que obtiveram o status foi publicada na edição de terça-feira (28) do Diário Oficial da União.

    Com o reconhecimento federal, os municípios atingidos por desastres naturais podem solicitar recursos do MDR para atendimento à população afetada, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados pelo desastre.

    Até o momento, cerca de R$ 19 milhões já foram disponibilizados pela Defesa Civil Nacional para ações de resposta ao desastre natural e reconstrução de infraestrutura danificada. Toda liberação de recursos ocorre após a apresentação do Plano de Trabalho dos municípios. A ida das equipes da Defesa Civil Nacional para a Bahia tem o propósito de ajudar, também, nesse processo.

    Municípios que tiveram o reconhecimento federal de situação de emergência:

    Anagé, Angical, Arataca, Aurelino Leal, Barra do Choça, Barra do Rocha, Belo Campo, Brejões, Brejolândia, Buerarema, Caatiba, Cachoeira, Cetanos, Camacan, Camamu, Canavieiras, Caturama, Coaraci, Cotegipe, Cravolândia, Dário Meira, Dom Basílio, Esplanada, Feira de Santana, Firmino Alves, Floresta Azul, Gandu, Gongogi, Governador Mangabeira, Ibicaraí, Ibicuí, Ibipeba, Ibirapitanga, Ibirataia, Ibitiara, Igrapiúna, Iguaí, Ipiaú, Itabuna, Itaeté, Itaju do Colônia, Itapé, Itapetinga, Itapitanga, Itaquara, Itarantim, Itororó, Ituberá, Jequié, Jitaúna, Jussari, Jussiape, Lafaiete Coutinho, Laje, Livramento de Nossa Senhora, Manoel Vitorino, Marcionílio Souza, Milagres, Nazaré, Nilo Peçanha, Nova Canaã, Pau Brasil, Piraí do Norte, Poções, Potiraguá, Presidente Jânio Quadros, Presidente Tancredo Neves, Ribeirão do Largo, Rio de Contas, Santa Cruz da Vitória, Santa Inês, Santa Maria da Vitória, Santanópolis, São Félix, Sapeaçu, Tabocas do Brejo Velho, Tanhaçu, Taperoá, Ubaíra, Ubaitaba, Ubatã, Uruçuca, Valença, Vitória da Conquista, Wanderley e Wenceslau Guimarães.

    Cidades que já contavam com reconhecimento federal de situação de emergência:

    Alcobaça, Baixa Grande, Belmonte, Boa Vista do Tupim, Camacan, Caravelas, Encruzilhada, Eunápolis, Guaratinga, Ibicuí, Ibirapuã, Ilhéus, Itabela, Itaberaba, Itacaré, Itagimirim, Itajuípe, Itamaraju, Itambé, Itanhém, Itapebi, Itarantim, Jaguaquara, Jiquiriçá, Jucuruçu, Lajedão, Macarani, Mutuípe, Mascote, Medeiros Neto, Mucuri, Mucugê, Mundo Novo, Nova Viçosa, Porto Seguro, Prado, Ruy Barbosa, Santa Cruz Cabrália, Teixeira de Freitas, Teolândia e Vereda.

    quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

    MARAÚ: Chuvas deixam BR-030 intransitável em vários trechos; incluindo acesso à Barra Grande

    Com as fortes chuvas  desses últimos dias e a não conservação da BR-030, no trecho de estrada de chão que liga a BA-001 à Península de Maraú, as condições de trafegabilidade pela rodovia tem piorado nos últimos dias.

    Uma imagem enviada por Cesar Dias, leitor do Camamu Urgente, mostra a realidade que se encontra a rodovia, precisamente no trecho da região do ”Pula Macaco”. Na foto, podemos ver dois caminhões atolados e outros veículos parados.

    “Isso é uma vergonha, é um descaso total com a região e com a população que precisa dessa estrada, disse Cesar que acrescentou, “cadê os deputados que só aparece em ano de eleição, a rodovia está nessa situação caótica”.

    Vale ressaltar que a manutenção da BA-030 é de responsabilidade do Governo Federal.



    Celso Portiolli revela que está com câncer na bexiga e inicia tratamento: ‘Muita fé’

    O apresentador Celso Portiolli revelou, na manhã desta terça-feira (28), que está tratando um câncer na bexiga. Ele fez questão de tranquilizar os fãs dizendo que a chance de cura é de quase 100% porque tudo foi descoberto em um exame de rotina ainda precoce. “Estou otimista e com muita fé”, garantiu o apresentador do SBT.

    “Estou aqui pra conversar sério com vocês, é sobre minha vida. Fiz questão de contar pra que você saiba nos detalhes e saiba somente o que está acontecendo e a verdade. Ia deixar pro ano que, comecinho do ano, mas não vou começar o ano novo com uma notícia dessa. Tem muitos amigos meus que não sabem, parentes que não sabem. Falei para as pessoas mais próximas. Antes de começar a dar a notícia, pode ficar tranquilo que tem notícia boa”, iniciou.

    Depois, Portiolli anunciou foi encontrado um câncer de bexiga, mas no início. “Na fase mais precoce possível. Já é uma notícia boa. Em um exame de rotina. Foi feito um procedimento endoscópico pra remoção desse pólipo. E agora eu vou ter que fazer um tratamento intravesical dentro da bexiga, e uma imunoterapia chamada BCG. Vou ter que fazer esse tratamento.”

    O comunicador afirmou ainda que durante o tratamento, poderá ter uma vida normal, inclusive continuará fazendo academia e comandando o Domingo Legal no SBT. “Estou otimista e com muita fé porque, porque a chance de cura é próxima de 100%. Me deixou bastante aliviado, otimista, feliz. durante o período do meu tratamento poderei ter uma vida absolutamente normal, fazendo academia, programas de televisão…”, continuou.

    Portiolli ressaltou que depois do diagnóstico fez vários programas ao vivo no SBT e ninguém desconfiou que ele pudesse estar em um tratamento como esse. “‘Como você vai animar um programa de TV com uma notícia dessa?’ Tá tudo certo, tá tudo ótimo. Eu já sabia e fiz programas ao vivo na televisão e vocês nem imaginavam. Sinal que estou muito bem e otimista. Ressaltando, a chance de cura, quase 100% e vou fazer imunoterapia por algum tempo”, finalizou. Por fim, o titular do Domingo Legal agradeceu a toda equipe de médicos, esposa e família em geral. (Correios)

    Em meio a devastação das enchentes no Vale do Jiquiriçá, casas e lojas estão sendo saqueadas

    Em meio a devastação das enchentes no Vale do Jiquiriçá, casas e lojas estão sendo saqueadas. Foi o relato de um representante comercial que visitou as cidades afetadas  levando doações.

    De acordo com o representante, esteve visitando as cidades de Laje, Mutuípe, Jiquiriçá e Ubaíra, uma das mais atingidas pelas cheias do rio. A localidade da Sapucaia foi totalmente devastada. Casas desmoronando e ruas tomadas pela lama, este é o cenário local.

    “Um cenário de guerra, casas destruídas, pessoas tentando recuperar o que a natureza lhes permitiu, assisti pessoas chorando e desesperadas, mais também ouvi relatos de oportunistas que em meio ao sofrimento alheio se valeram da oportunidade de saquear o pouco que essa gente hora sofrida ainda lhes restavam”, relatou.

    “Vi e assisti a solidariedade se fazendo presente entre os tão e quão sofridos moradores daquelas cidades. Tirando alegria da dor. Peço a Deus a proteção por todo aquele povo que hora padece, porém peço a Deus que ilumine a consciência daqueles que não sabem a dor que essas pessoas estão sentindo nesse momento de incertezas e suplicando pela misericórdia divina”, completa.

    Bolsonaro ignora tragédia na BA, anda de jet ski e fala em manter folga em SC

                           Bolsonaro curte férias em Florianópolis (Foto: Divulgação)

    Em passeio pela Praia do Forte, em São Francisco do Sul (SC), o presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou no fim da tarde de segunda-feira (27) que “espera não ter de retornar antes” do feriado de Réveillon no litoral catarinense. A declaração, divulgada por reportagem do portal ND Mais, ocorreu após ele ser questionado sobre a estadia no Sul durante a reta final do ano. “Espero não ter de retornar antes”, disse. Bolsonaro tem sido criticado nas redes sociais por tirar folga enquanto a Bahia enfrenta uma crise gerada por fortes chuvas. As enchentes já deixaram pelo menos 20 mortos e milhares de desabrigados no estado. Estoques de vacinas e medicamentos foram destruídos. O presidente viajou na segunda para Santa Catarina, onde pretende passar a virada de ano. No fim da manhã desta terça (28), acompanhado da filha Laura, o presidente passeou de jet ski pela Praia do Itaguaçu, também em São Francisco do Sul. Na areia, apoiadores e turistas se aglomeraram para conseguir chegar perto de Bolsonaro, que desceu do equipamento e conversou com o público por alguns minutos. A maioria das pessoas estava sem máscara. Nesta terça, ao ser questionado em uma entrevista sobre o presidente não estar na Bahia em meio ao desastre das chuvas, o governador Rui Costa (PT) minimizou o tema. *Ler mais.

    Sobe para 21 nº de mortos pela chuva na BA; mais de 471 mil foram afetados e 136 cidades têm situação de emergência

    O número de mortos por causa da chuva na Bahia subiu para 21, nesta terça-feira (28). Os dados foram divulgados pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), que contabiliza 77.092 pessoas desabrigadas ou desalojadas.

    O número de desabrigados – que são as pessoas que perderam seus imóveis e precisam de apoio do poder público – está em 34.163. Já o total de desalojados – que são as pessoas que também perderam os imóveis, mas foram alocadas em casas de familiares – está em 42.929.

    A Sudec detalhou que a 21ª vítima a morrer é um jovem de 19 anos, que tentou atravessar uma enxurrada em Ilhéus, na noite da segunda-feira (27), e acabou se afogando. A mesma cidade também já havia registrado outra morte. Além de Ilhéus, os outras óbitos ocorreram em:

    • Amargosa (2);
    • Aurelino Leal (1);
    • Itaberaba (2);
    • Itabuna (2);
    • Itamaraju (4);
    • Itapetinga (1);
    • Jucuruçu (3);
    • Macarani (1);
    • Prado (2);
    • Ruy Barbosa (1);

    Ao todo, 471.786 pessoas foram afetadas pela chuva. O número de feridos não foi alterado desde a segunda-feira (27), e segue em 358 pessoas. Nesta terça, 136 cidades estão sob decreto de situação de emergência. Confira:

    • Alcobaça;
    • Amargosa;
    • Amélia Rodrigues;
    • Anagé;
    • Andaraí;
    • Angical;
    • Apuarema;
    • Arataca;
    • Aurelino Leal;

    Camamu atinge 160 mm; Itamaraju é o município onde mais choveu no Brasil em dezembro

    Itamaraju, no sul da Bahia, foi o município onde mais choveu no Brasil em dezembro deste ano, com 769,8mm de chuva, segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Esse número representa mais que o quíntuplo da climatologia deste mês (148,0mm).

    A climatologia da chuva entre setembro e dezembro em Itamaraju é de 499,7mm; em Ilhéus é de 434,4mm; e em Porto Seguro é de 507,7mm. Logo, nesse período, as chuvas nessas regiões estão bem acima da média.

    Segundo o governo do estado, a Bahia registrou o maior acumulado de chuvas para dezembro nos últimos 32 anos. De acordo com dados meteorológicos, os maiores acumulados de chuva entre 9h da última quinta-feira (23) e 9h de terça-feira (27) foram registrados em:

    Valença: 215 mm, corresponde a mais do que o triplo da sua climatologia de dezembro (64,9mm);
    Ilhéus: 209mm, corresponde a 70,2% a mais da sua climatologia de dezembro (122,8mm);
    Salvador: 188mm, corresponde a mais do que o triplo da sua climatologia de dezembro (58,1mm);
    Igrapiúna: 202mm;
    Camamu: 196mm;
    Barra do Rocha:195mm;
    Gandu: 188mm;
    Itabuna:187mm.

    Desde a última sexta-feira (25), o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) tem feito vistorias técnicas através da equipe de fiscalização e monitoramento ambiental nos municípios do sul, extremo sul e sudoeste, para verificar os impactos nas barragens.

    Durante as vistorias, foram identificadas barragens irregulares que se romperam no interior do estado como, por exemplo, em Iguá, Jussiape e Quati. De acordo com o governo estadual, foram realizadas, em conjunto com a Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado (Sudec), Corpo de Bombeiros (CBMBA) e prefeituras locais, ações de intervenções emergenciais para evitar impactos à comunidade local.

    Segundo o meteorologista do Inema, Mauro Bernasconi, o acumulado de chuvas tem relação com a formação de "corredores de umidade constantes", que vêm da Amazônia, atualmente pela Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que é uma faixa de nuvens que se estende do sul da região amazônica até a área central do Atlântico Sul.

    Confira previsão do tempo para os próximos dias em Itabuna e Ilhéus

    Em Itabuna, no sul da Bahia, de acordo com o site Clima Tempo,a previsão é de muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas, tanto na quarta, como na quinta-feira.

    Já na sexta-feira e no sábado, o tempo deve continuar fechado. A temperatura mínima é de 20ºC e a máxima é de 29ºC. Além disso, a umidade pode chegar até 95%.

    Em Itabuna, no sul da Bahia, a previsão é de muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas, tanto na quarta, como na quinta-feira.

    Já na sexta-feira e no sábado, o tempo deve continuar fechado. A temperatura mínima é de 20ºC e a máxima é de 29ºC. Além disso, a umidade pode chegar até 95%.

    Em Ilhéus, a previsão é de tempo fechado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas, na quarta e na quinta-feira. 

    Na sexta-feira e no sábado, o tempo deve continuar fechado. A temperatura mínima é de 20ºC e a máxima pode chegar até 30ºC.

    segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

    Auxílio Brasil não melhora resultado eleitoral de Bolsonaro, segundo Datafolha


    Bolsonaro não avança no eleitorado que recebe o benefício

    Apontado como uma das apostas do presidente Jair Bolsonaro para o ano eleitoral, o Auxílio Brasil ainda não teve resultado esperado, de acordo com a pesquisa do Datafolha. O presidente tem a preferência de 18% dos eleitores que declararam ser beneficiários do programa, percentual menor do que os 22% obtidos no resultado geral. O ex-presidente Lula alcança 61% neste grupo. O auxílio começou a ser pago no dia 10 e a pesquisa foi feita entre os dias 13 e 16 de dezembro. Ele é apontado pela oposição como um programa eleitoreiro para melhorar o desempenho do presidente entre eleitores mais pobres. (Bahia Notícias)

    domingo, 26 de dezembro de 2021

    UBATÃ: Chuva abre cratera na BR-330 e deixa cenário de destruição no município

    Chuvas deixaram centenas de desabrigados na Várzea (Foto: Ubatã Notícias)
    As chuvas que caíram nas últimas horas em Ubatã deixaram um cenário de destruição. Um trecho da BR-330, na altura do Ginásio de Esportes se rompeu, levou veículos, destruiu casas, inundou residências e deixou diversas ruas debaixo d`água. O local começou a apresentar rachaduras na noite deste sábado (25) e a Prefeitura havia realizado a interdição. Embaixo do local havia um tubo, por onde passava o rio Água Branquinha.

    Imagem aérea mostra rompimento da BR-330 (Foto: Bruno Dias/Ubatã Notícias)
    Imagem mostra alagamento na Várzea (Foto: Bruno Dias/Ubatã Notícias)

    A força das águas invadiu a avenida Marinalva, destruiu casas na 31 de Março, Pontalzinho, Várzea. A velocidade da água fez com que os moradores não tivessem tempo de retirar seus pertences. “Perdi tudo, meu irmão. Nunca vi nada igual em meus 63 anos. Deus dá, Deus tira”, disse, emocionado, um morador da 31 de Março ao Ubatã Notícias.

    Pelo menos 05 casas foram destruídas no Pontalzinho (Foto: Ubatã Notícias)
    Rua da Várzea está debaixo d`água (Foto: Ubatã Notícias)

    A Prefeitura de Ubatã ainda contabiliza os prejuízos e as pessoas afetadas pelas chuvas, mas há uma estimativa que mais de 1.000 pessoas tenham sido afetadas pelos alagamentos. Famílias estão sendo alojadas em casas de familiares, em escolas da rede municipal, igrejas e também em pousadas contratadas pela gestão municipal. A previsão é de mais chuva nos próximos dias.

    Veículo foi arrastado pela força da correnteza (Foto: Ubatã Notícias)
    Chuvas deixaram centenas de desabrigados na Várzea (Foto: Ubatã Notícias)

    Os veículos de passeio que desejam seguir viagem pela BR-330 podem pegar um desvio passando pela rua Lauro de Freitas, seguindo pela avenida Landulfo Alves, Marinalva. A Prefeitura de Ubatã, no entanto, afirmou que fará a proibição de veículos pesados, a exemplo de carretas, caminhões e ônibus. (Ubatã Notícias)

    Confira quais são os trechos afetados pelas chuvas, em Itabuna, Ilhéus e região

    A chuva forte que atinge o sul e extremo sul da Bahia causou interdições em várias estradas da região. Segundo as polícias Militar e Rodoviária Federal, há diversos pontos de alagamentos, que impossibilitam a passagem de veículos na manhã deste domingo (26).

    Seguem os trechos com restrição:

    ▫️  BR-415, TRECHO ITABUNA/ILHÉUS, ALAGADA EM DIVERSOS PONTOS; as águas do rio cachoeira chegou à rodovia ocasionando interdição em diversos pontos, a exemplo da ponte do Atacadão e à frente da CEPLAC. Nesta madrugada foi verificada a queda de uma árvore à altura do FOOT7⚠️

    ▫️  BR-415, TRECHO ITABUNA/IBICARAÍ, ALAGADA EM DIVERSOS PONTOS; devido ao acúmulo de água das chuvas na rodovia, momentaneamente continua inviável a passagem de veículos pelo Cajueiro, à entrada dos municípios de Ibicaraí e Floresta Azul.⚠️

     ▫️  BA - 130, TRECHO IBITUPÃ/IBICUÍ,   INTERDITADA NO KM 553 (FAZENDA TRÊS RIOS); a estrada foi danificada pela força das chuvas.⚠️

    ▫️  BA - 130, TRECHO ITAIÁ/IBICUÍ, KM 581, PARCIALMENTE INTERDITADA; localidade conhecida como Corte, onde um deslizamento interditou parte da estrada.⚠️

     ▫️  BA - 651, TRECHO ITAPITANGA/COARACI, BLOQUEADA EM VIRTUDE DAS CHUVAS; o bloqueio ocorreu pelo transbordamento de água sobre a ponte que fica na região chamada de Barracão, aproximadamente a 16 km de Itapitanga.⚠️

    ▫️ BA - 262, TRECHO BR-101/URUÇUCA, KM 28, COM ÁRVORE CAÍDA NA RODOVIA; a retirada da árvore foi providenciada junto à Prefeitura  de Uruçuca. Motoristas devem diminuir a velocidade no local e obedecer à sinalização de advertência.⚠️

     ▫️   BA - 262, ENTRONCAMENTO DE SANTA CRUZ DA VITÓRIA, DESLIZAMENTO DE TERRA; neste local houve deslizamento de terra e queda de uma grande pedra em uma das faixas da rodovia. Os motoristas devem atentar para a sinalização no local e reduzir a velocidade.⚠️


    ▫️  BA-262, TRECHO ITAJUÍPE/COARACI, INTERDITADA; o nível das águas do rio Almada chegou até a rodovia ocasionando o bloqueio.⚠️

    ▫️   BA-263, TRECHO ITAMBÉ/VITÓRIA DA CONQUISTA, SERRA DO MARÇAL, TOTALMENTE INTERDITADA; devido a um deslizamento de rochas a rodovia está bloqueada à passagem de veículos.⚠️

    ▫️  BR-101, TRECHO ITABELA/EUNÁPOLIS, LIBERADA!;Todavia a passagem de veículos ainda continua de forma lenta causando engarrafamento no local.⚠️

    ▫️  BR-489, TRECHO ITAMARAJU/DISTRITO DE GUARANI, INTERDITADA;liberada para a passagem de automóveis e motocicletas com controle de tráfego  realizado pela CIPRv/Itabuna. Proibida a passagem de veículos de carga!⚠️  

    ▫️  BA-284 LIBERADA, TRECHO ITAMARAJU/JUCURUÇU; na entrada do Distrito de São Paulino – _restrição de tráfego de veículos pesados.⚠️

    ▫️  BA-001 KM 680, PONTE PRADO/ALCOBAÇA, LIBERADA; todavia, não é permitido tráfego de veículos pesados.⚠️

    🚨 ATENÇÃO!

    Aos condutores que trafegam nas rodovias do extremo sul baiano fica a orientação de ALERTA MÁXIMO na condução de seus veículos, em virtude das condições adversas causadas pelas chuvas. 

    A CIPRv/Itabuna na atual situação de fortes chuvas ainda recomenda reprogramar os deslocamentos rodoviários até que as condições de trafegabilidade se normalizem.

    FONTE: ASCOM CIPRv/ITABUNA

    PMBA, uma Força a serviço do cidadão!

    Disque Denúncia: 73 9 9984 8359

    Scroll to Top