• ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    sexta-feira, 30 de abril de 2021

    Corpo do presidente da Câmara de Itapetinga é encontrado em açude

    Desaparecido desde a última sexta-feira (23), o corpo do vereador Léo Matos (PSD), presidente da Câmara Municipal de Itapetinga, foi encontrado neste domingo, 25, boiando no açude da sua fazenda. O corpo foi localizado por um drone. Conforme informações de pessoas próximas a família do vereador, Léo teria se deslocado até a sua propriedade para efetuar pagamento aos funcionários. Um boné de Léo foi encontrado na beira de um açude. O carro dele foi achado aberto. A Polícia ainda não informou a causa e circunstâncias da morte.
     

    MP que beneficia renegociação de dívidas de cacauicultores é aprovada

    Produtores poderão quitar seus débitos com descontos de até 80%, no prazo de dez anos, com início do pagamento em 2023 (Foto: Divulgação)

    A Câmara dos Deputados concluiu nesta quarta-feira (28) a votação da Medida Provisória (MP) 1.016/20, que prevê a renegociação extraordinária de dívidas junto a fundos constitucionais do Nordeste, do Norte e do Centro-Oeste (FNE, FNO e FCO). O texto incluiu as dívidas dos cacauicultores que contraíram empréstimos com base no Programa de Recuperação da Lavoura Cacaueira. Ainda de acordo com o parlamentar, os produtores poderão quitar seus débitos com descontos de até 80%, no prazo de dez anos, com início do pagamento em 2023. Para o deputado federal Leur Jr, que defendeu a inclusão dos débitos dos cacauicultores no plano, esse é um momento histórico, mas “justo mesmo seria estarmos aqui hoje oferecendo a anistia total dos débitos dos produtores de cacau, pois isso só aconteceu porque eles investiram em um pacote apresentado pelo governo, que acabou não obtendo o resultado”. O texto aprovado na Câmara segue para a avaliação do Senado. (Pimenta)

     

    STF manda Governo Federal garantir insumos do kit intubação para a Bahia

    Ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF) (Foto: Divulgação)

    Nesta quinta-feira (29), a ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o governo federal apresente, no prazo de até 10 dias, plano detalhado das ações em prática e das que pretende adotar para garantir o suprimento dos insumos do kit intubação na Bahia. O kit é fundamental no tratamento de pacientes internados em leitos de terapia intensiva por causa da Covid-19. Na decisão, a ministra estabeleceu ainda que o plano deverá contemplar, no mínimo, o nível atual dos estoques de medicamentos, bem como a forma e periodicidade de monitoramento dos estoques; a previsão de aquisição de novos medicamentos, esclarecendo os cronogramas de execução; os recursos financeiros para fazer frente às necessidades de aquisição e distribuição dos insumos, considerando o prognóstico da pandemia no território nacional; os critérios que adotará para distribuir os insumos aos estados e municípios e às unidades hospitalares; e a forma pela qual dará ampla publicidade ao planejamento e à execução das ações. “O não endereçamento ágil e racional do problema pode multiplicar esse número de óbitos e potencializar a tragédia humanitária. Não há nada mais urgente do que o desejo de viver, mais uma vez sublinho!”, enfatizou a ministra Rosa Weber. (Pimenta)

     

    Senado aprova quebra de patentes de vacinas contra Covid-19


     O Senado aprovou na noite de quinta-feira (29) um projeto de lei (PL) que permite a quebra temporária de patentes de vacinas contra a covid-19. A proposta provocou muita discussão e dividiu a opinião dos senadores durante a sessão. O projeto teve 55 votos favoráveis e 19 contrários. O texto agora segue para a Câmara dos Deputados.

    Na prática, os donos de patentes ficam obrigados a ceder ao poder público, se esse assim solicitar, todas as informações necessárias para a produção de vacinas e medicamentos de enfrentamento à covid-19. O relator da proposta, senador Nelsinho Trad, (PSD-MS), explicou que o governo federal terá 30 dias para a regulamentação, elaborando uma lista das patentes e pedidos de patentes sujeitos ao licenciamento compulsório.

    A matéria permite também a quebra de patentes de testes de diagnóstico e medicamentos de eficácia comprovada contra a covid-19 enquanto estiver em vigor o estado de emergência de saúde. “Propomos prever que poderá ser concedida licença compulsória quando não forem atendidas as necessidades de emergência nacional ou de interesse público, declarados em lei ou ato do Poder Executivo Federal, ou diante de estado de calamidade pública de âmbito nacional, decretado pelo Congresso Nacional”, disse o relator.

    O projeto original do senador Paulo Paim (PT-RS) dispensava o Brasil de cumprir, enquanto durasse a situação de emergência provocada pelo coronavírus, algumas exigências adotadas pela Organização Mundial do Comércio (OMC) no Acordo sobre Aspectos dos Direitos de Propriedade Intelectual Relacionados ao Comércio (Trips). O substitutivo de Trad retirou essa previsão, com o apoio de Paim.

    O relator também disse que países como Canadá e Israel tomaram essa iniciativa e negou que serão desrespeitados os tratados comerciais dos quais o Brasil participa.

    Rui Costa anuncia convocação de 58 novos investigadores para reforçar Polícia Civil

    O Governo do Estado irá publicar, nesta sexta-feira (30), na edição do Diário Oficial do Estado (DOE), a convocação de 58 investigadores de polícia, aprovados no concurso Saeb 01/2018. O anúncio foi feito pelo governador Rui Costa, por meio das redes sociais, na tarde desta quinta-feira (29).

    Com esse quantitativo, o estado alcança o total de 240 convocados nesse certame, sendo 221 investigadores, 10 delegados e 9 escrivães. A administração estadual demostra o compromisso com a segurança pública, reforçando a Polícia Civil, mesmo diante da queda de arrecadação causada pela pandemia.

    Os 58 convocados devem seguir as orientações para apresentação descritas no edital publicado no DOE de sexta (30). Publicado conjuntamente pela Secretaria da Administração (Saeb) e pela Secretaria da Segurança Pública (SSP), o ato convocatório traz informações como data e horário de apresentação, além da relação de documentos necessários.

     

    quinta-feira, 29 de abril de 2021

    Secretário de Saúde anuncia chegada de mais de 330 mil doses de vacina à Bahia

    Em meio à previsão de que o estoque da Coronavac chegasse ao fim nesta quinta-feira (29), o secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, confirmou a chegada de mais de 330 mil doses de vacinas nesta manhã. 

    Por meio do Twitter, Vilas-Boas adiantou que serão 329.500 doses da vacina de Oxford e apenas 6.800 da Coronavac nesta remessa. O BN procurou a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da capital para saber de que forma a chegada de novas doses deste segundo imunizante pode impactar nas previsões de encerramento do estoque e aguarda um retorno.

     

    Homem preso em 2014 por se passar por juiz federal e aplicar golpes é assassinado a tiros em Vitória da Conquista

    Um homem que foi preso em 2014, após se passar por juiz federal e aplicar golpes em Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia, foi a morto a tiros na quarta-feira (28). Na época em que foi preso, ele também dizia ser agenciador do programa “Minha Casa, Minha Vida”, recolhia documentos das pessoas e exigia dinheiro para dar andamento aos "supostos processos".

    O homem, identificado Jean Paulo Fernandes Silva, de 52 anos, foi morto a tiros enquanto fazia caminhada no bairro Lagoa das Flores. A polícia ainda não tem informações sobre a autoria ou as circunstâncias da morte do homem.

    De acordo com o titular da Delegacia de Homicídios de Vitória da Conquista, Cléber Rocha Andrade, o homem respondia a oito inquéritos policiais, em Vitória da Conquista e em Salvador.

    “Ele era um estelionatário conhecido. Respondia a oito inquéritos policiais por furto qualificado e estelionato. Até agora, só temos o levantamento [das informações iniciais], nem sabíamos que ele estava morando aqui. A família será ouvida e estamos na fase inicial das investigações”, disse o delegado.

    Um dos crimes a que o delegado se refere foi cometido contra uma mulher grávida. À época, a vítima chegou a pagar R$ 300 a Jean Paulo, que prometeu agilizar a liberação de uma casa no programa do governo.

    Ele também enganou vários empresários. Algumas pessoas disseram que ele apresentava nome falso e se dizia primo de um deputado estadual. Antes da prisão em 2014, ele já havia sido preso outra vez após comprar uma fazenda com um cheque falso. Ele ficou custodiado no presídio de Vitória da Conquista e respondia aos crimes em liberdade.

     

    NILO PEÇANHA: Live comemorativa celebra os 148 anos de emancipação política do município

    A cidade de Nilo Peçanha, no Baixo Sul, completa nesta sexta-feira (30), 148 anos de emancipação político-administrativa e a prefeitura está organizando uma Live! comemorativa em sua página oficial no Facebook (https://www.facebook.com/prefnilopecanha).

    “E para esse dia que guarda em suas entrelinhas tanta história e diversidade, a Prefeitura de Nilo Peçanha está preparando uma live muito especial. Show da Cidade! 148 motivos para comemorar. Um deles é o início de um novo ciclo que será marcado pela prosperidade e o desenvolvimento”, diz a publicação.

    A Live! contará com diversas atrações, como Binho Kapilec, Mari Rodrigues, Nonoge, Djalma Barril, David Terra, Bond do Shok, Crizam Rayan e Zambiapunga Mirim. A comemoração do aniversário virtual de Nilo Peçanha, começa às 19h40, desta sexta. Informações do Portal Baixo Sul.

    Gandu e Wenceslau Guimarães registram homicídio nesta quarta-feira noite

    Um duplo homicídio foi registrado na noite desta quarta-feira (28), nos municípios de Gandu e em Wenceslau Guimarães. Ambas as vítimas morreram após serem atingidos por disparos por arma de fogo.
    Em Gandu, um jovem conhecido por Breno foi assassinado na Rua do Cacau, já em Wenceslau Guimarães, um homem de prenome Hélio  natural de Nilo Peçanha, 49 anos, sofreu o homicídio em uma localidade conhecida por ‘Capa de Jegue’. Os corpos foram encaminhados para o IML-Instituto Médico Legal de Valença. RB/Atualiza Bahia 
     

    MARAÚ: Morador é atingido por bala perdida ao sair de casa em Barra Grande

    No fim da tarde desta quarta-feira, 28/04, em Barra Grande, um homem foi baleado na panturrilha no momento em que saia de casa para ver o que estava acontecendo e foi baleado.
    A vitima moradora da Rua Da Vitória, foi socorrida ao posto de saúde de Barra Grande, onde recebeu os primeiros socorros e será transferida ao hospital de Ilhéus. Até o momento ninguém foi preso.
    Barra Grande 24h

    Presidente da UPB vai a Brasília pressionar por mais recursos a municípios baianos

    Presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Zé Cocá

    O presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Zé Cocá, tem encontro marcado nesta quarta-feira (28) em Brasília com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP). Na pauta, ajuda financeira aos municípios do Norte e Nordeste que,com a pandemia, tiveram queda na arrecadação, além de acumular dívidas previdenciárias. Intermediado pelo deputado federal Cacá Leão, líder do PP na Câmara, a reunião terá participação de presidentes de associações municipalistas de outros estados do Norte e Nordeste. A meta é tirar uma ação conjunta para que o Congresso paute proposta de interesse dos municípios das duas regiões. “Nossa ideia é fazer um ato histórico e entregar um documento ao presidente Lira para destravar projetos que tragam um alívio financeiro, a exemplo do 1% a mais no FPM, que só aguarda a votação da Câmara para passar a valer. Vamos buscar esse compromisso dos deputados com os municípios”, disse o presidente da UPB e prefeito de Jequié, no Médio Rio de Contas, Sudoeste baiano. Conforme o gestor, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 391/2017 estabelece acréscimo de 1% da arrecadação de IR e IPI ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM), a ser repassado em parcela única no mês de setembro. A matéria, já aprovada em primeiro turno na Câmara, aguarda votação em segundo turno para ir à promulgação. (Bahia Notícias)

     

    Valor médio do Bolsa Família deve aumentar para R$ 250, diz Bolsonaro

    Bolsonaro deu declaração nesta quarta-feira sobre o Bolsa Família

    O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse nesta quarta-feira (28) que, a partir de agosto ou setembro, pretende ampliar de R$ 190 para R$ 250 o valor médio pago a beneficiários do Bolsa Família. “Só de auxílio emergencial ano passado, nós gastamos mais do que 10 anos de Bolsa Família. Então, o PT, que fala tanto em Bolsa Família, hoje a média dá R$ 192. O auxílio emergencial está R$ 250, é pouco, sei que está pouco, mas é muito maior que a média do Bolsa Família. A gente pretende passar para R$ 250, agora, em agosto, setembro”, afirmou Bolsonaro a apoiadores na entrada do Palácio da Alvorada. A interação foi transmitida por um canal de vídeos simpático ao presidente. Das 14,6 milhões de famílias beneficiárias do Bolsa Família, 10 milhões optaram por receber o auxílio emergencial, que acaba sendo mais vantajoso. Este grupo representa a liberação mensal de R$ 3 bilhões. Esse valor é oriundo da verba aprovada para o auxílio, não do orçamento do Bolsa Família. Os recursos que sobrarem deverão ser utilizados para financiar o aumento mencionado por Bolsonaro a partir de agosto, quando termina esta nova rodada do auxílio emergencial. (Bahia Notícias)

    quarta-feira, 28 de abril de 2021

    CAMAMU: Veículo tomado de assalto no distrito de Terra Seca

    Na manhã desta terça, 27/04, por volta das 6 horas,  foi tomada de assalto  próximo a Terra Seca, distrito de Camamu, um veiculo de trabalho trata-se de uma Kombi, branca, ano 2010, modelo 2011, placa policial HNM 0504,  veiculo  pertence ao senhor Dito de Camamu.

    Vale salientar que um dos bandidos tentou atingir a vitima com um disparo de arma de fogo, o tiro terminou atingindo a lateral do veiculo.
    Qual quer informação, entre em contato com a Policia Militar, através do 190.
    Atualiza Bahia

    Caixa vai pagar auxílio emergencial a 206 mil novos beneficiários aprovados

    Novos aprovados vão receber parcelas de abril e maio de uma só vez

    A Caixa Econômica vai pagar o Auxílio Emergencial para 206.126 novos beneficiários aprovados, a partir do ciclo 2 do calendário de pagamentos, quando serão creditadas duas parcelas para este público. Na terceira parcela, todos receberão conforme o calendário normal de repasses. Os novos aprovados já podem consultar os pagamentos por meio da central telefônica 111 ou pelo site: auxilio.caixa.gov.br. Os valores do benefício variam entre R$ 150, R$ 250  e R$ 350, a depender das circunstâncias socioeconômicas dos beneficiados. Os pagamentos serão realizados nas contas Poupanças Sociais Digitais, movimentadas por meio do aplicativo Caixa Tem e na Rede Lotérica de todo o país. Depois de creditados, os valores poderão ser usados para quitar boletos, fazer compras via internet e pelas maquininhas em estabelecimentos comerciais. 

    ATENDIMENTO

    Não é necessário se dirigir às agências do banco para tirar dúvidas. A central telefônica 111 da Caixa funciona de segunda a domingo, das 7h às 22h. Além disso, o banco disponibiliza o site auxilio.caixa.gov.br. (Pimenta)

     

    Lua cheia chama a atenção dos moradores de Ubatã; veja imagens

    Imagem da lua foi registrado por drone (Foto: Bruno Dias)

    A lua cheia que iluminou o céu de Ubatã na noite desta terça-feira (27) chamou a atenção dos ubatenses. O servidor público, design e fotógrafo Bruno Dias clicou o astro fazendo uso de câmera profissional e também utilizou um drone para o registro. As imagens captadas pelo profissional foram amplamente replicadas em redes sociais, como Facebook, Instagram e WhatsApp. 

    Imagem da lua encantou ubatenses nesta terça-feira (Foto: Bruno Dias)

    Os registros, claro, renderam também dezenas de comentários:  “Pessoas de Ubatã, olhem a lua!”; “Linda lua em Ubatã, espanta até as tristezas”; “Beleza de Deus!”; “Coisas de Ubatã que vão deixar saudade: a lua cheia do janelão do meu quarto”, foram alguns dos textos publicados nas redes sociais. (Ubatã Notícias

     

    segunda-feira, 19 de abril de 2021

    CAMAMU: Blogueiro ‘’Dudu Face’’, faz grave denúncia contra abuso de autoridade por parte da PM em uma abordagem policial

    Imagem rede sociais  - Camamu Notícais 

    Na sexta-feira (17), deste último fim de semana, um  conhecido blogueiro do baixo sul baiano o "Dudu Face" do Site Camamu Notícias,  divulgou um áudio em  grupos de Whatsapp; onde  ele faz algumas duras críticas quanto aos procedimentos de abordagens policiais no município de Camamu.

    Segundo o repórter houve abuso de autoridade, cometido por um Policial Militar durante abordagem na cidade de Camamu. "Dudu Face" relatou ao site Camamu Urgente que o mesmo estava parado em um estabelecimento comercial com uns amigos, com  seu veículo porém estacionado em um determinado ponto da cidade no momento em que ocorria uma operação de rotina da polícia. 

    No momento da abordagem, um grupo de policiais militares que estava participando da ação, solicitou que o jornalista parasse seu veículo para ser averiguando. No áudio que circula nas redes sociais, Dudu disse que parou seu veículo, os policiais realizaram os procedimentos durante a abordagem, mas não encontrou nada irregular no veículo nem em posse pessoal, porém o jovem comunicador afirma naquele momento de averiguação, um policial novato no efetivo da tropa de Camamu teria lhe deferido umas tapas no rosto.

    Dudu diz apoiar o trabalho das polícias, entretanto não concorda com a mineira procedida pelo PM na abordagem.   No áudio narrando o que ocorreu no episódio, ele inclusive terce bastante elogios ao trabalho da Polícia Militar, principalmente ao trabalho do policial Joabe e o Policial Yan.

    "Eu fico chateado porque esses mesmos policiais novatos, agride pais de famílias, filhos das pessoas, crianças e mulheres. Isso foi um abuso de poder, não é desse jeito que a Instituição procede na maioria dos casos, porém alguns despreparos continuam manchando todos os dias o trabalho de suas corporações em nosso estado da Bahia", desabafou o repórter.

     "A Instituição Polícia Militar da Bahia é uma instituição briosa que a população tem como seu patrimônio de defesa, acho em minha opinião que maior poder da polícia é o diálogo, é saber se que os protocolos de abordagens devem ser levados em questão’’, finalizou o editor chefe do Camamu Notícias". Por Camamu Urgente 

    COVID-19: Confira os boletins de domingo na Bahia e no Brasil

     

    Bahia

    A Bahia registrou, nas últimas 24 horas, 2.574 novos casos de Covid-19, segundo informações da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), neste domingo (18). O boletim ainda contabilizou 75 óbitos, que apesar de terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro das mortes foram realizadas neste domingo. Dos 862.334 casos confirmados desde o início da pandemia, 828.606 são considerados recuperados e 16.425 encontram-se ativos. Do total de casos, 17.303 tiveram óbito confirmado, o que representa uma letalidade de 2,01%.

    Brasil

    O país registrou 1.553 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas e totalizou neste domingo (18) 373.442 óbitos desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes no Brasil nos últimos 7 dias chegou a 2.878. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de +7%, indicando tendência de estabilidade nos óbitos decorrentes da doença.

    CAMAMU/BRASIL: Casos de abusos de policiais em abordagem são rotina no Brasil, a Bahia está entre os estados com boa parte dos casos



    Imagem ilustrativa 
    Quase sempre o cidadão está de costas, com as mãos na nuca, virado para o muro. 

    Em são Paulo policial que revista um jovem, arranca seu boné e grita: "Você para mim é ladrão, você é vagabundo. Olha essa desgraça desse cabelo aqui", e aponta para o black power descolorido do civil comum.

    "Você é o quê? Você é trabalhador é, veado?", pergunta antes de dar três socos em sua cabeça e um chute na região do quadril.

    PUBLICIDADE
    Na Bahia, episodios como os citados na reportagem, são constantes inclusive na cidade de Camamu no baixo sul baiano

    O caso aconteceu à luz do dia, em fevereiro deste ano no bairro de Fazenda Coutos, periferia de Salvador, mas poderia ter sido em qualquer região do Brasil. Os abusos por parte de policiais que chocaram recentemente em São Paulo são rotina no país.

    No último dia (11/04), o Fantástico, da TV Globo, divulgou o vídeo de uma comerciante negra que teve o pescoço pisado por um policial em Parelheiros, zona sul da capital paulista. Ela havia batido nele com um rodo enquanto seu amigo que estava sendo detido e enforcado.

    Na última terça (13/04), outra imagem chamou a atenção na cidade, dessa vez na avenida Rebouças, zona oeste. O motoboy negro Jefferson André da Silva, 23, foi abordado por estar com a moto estacionada sobre a calçada e com a placa encoberta por um adesivo.

    Dois agentes tentam imobilizá-lo, mas ele resiste e leva um "mata-leão", e diz "eu não consigo respirar". A frase foi a mesma dita por George Floyd, também negro, morto em maio ao ter o pescoço pressionado por nove minutos pelo joelho de um policial em Minneapolis (EUA).

    Ambos os casos são investigados pela Corregedoria da Polícia Militar de São Paulo.

    Um levantamento feito em jornais, sites e redes sociais contou ao menos 191 vítimas de excessos em atuações policiais no período de 12 meses (junho de 2019 a maio de 2020) em cinco estados (SP, BA, RJ, CE e PE). Em grande parte dos casos, houve agressões físicas. O dado é da Rede de Observatórios da Segurança, formada por pesquisadores da área nessas regiões.

    Quatro desses estados tiveram aumento nas mortes por agentes do Estado em serviço neste ano. O único que não registrou alta foi o Rio de Janeiro, que tem a maior letalidade policial do país, possivelmente por causa de uma decisão do Supremo Tribunal Federal que limitou operações policiais durante a pandemia do novo coronavírus.

    Os abusos são frequentes nas falas dos moradores de favelas fluminenses quando as incursões acontecem.

    Em 2018, por exemplo, a Defensoria Pública colheu 500 relatos anônimos e identificou 30 tipos de violações de direitos cometidos pelas Forças Armadas e pelas polícias durante a intervenção federal na segurança pública do estado.

    Em um vídeo que circulou em setembro passado, um policial militar empurra e derruba uma mulher no Morro da Babilônia, na zona sul carioca.

    "Eu encaro vagabundo de fuzil nessa porra. Então, você aprende a me respeitar", grita ele apontando o dedo para a cara dela antes de ser retirado por um colega.

    Em Fortaleza, uma filmagem divulgada pela TV Globo no último 10 acendeu o alerta mais uma vez. Um homem que, segundo a família, estava voltando para casa de um bar no bairro Pedras, na periferia da cidade, leva socos e tapas de três agentes durante uma abordagem policial.

    Casos como esse não são restritos às grandes metrópoles. Em Miguel Calmon, cidade de 26 mil habitantes no interior baiano, imagens mostram um policial jogando um aparelho de som no chão e chutando o equipamento em uma casa onde moradores comemoravam o Dia das Mães, em maio.

    Em Serra Talhada, no sertão de Pernambuco, imagens publicadas em abril flagram dois policiais chutando ao menos três vezes, inclusive na cabeça, uma mulher idosa sentada no meio da rua que parece estar embriagada. A justificativa é que ela estaria com um objeto pontiagudo nas mãos.

    Para o pesquisador Rafael Alcadipani, professor da Fundação Getúlio Vargas-SP e membro do Fórum de Segurança Pública, os abusos se repetem estruturalmente nas polícias brasileiras por quatro principais motivos.

    O primeiro deles é o apoio da sociedade: uma pesquisa Datafolha de 2016, por exemplo, aponta que a frase "bandido bom é bandido morto" era defendida por 57% dos brasileiros. "No Brasil, violência policial elege presidente, deputado, senador", diz Alcadipani.

    O segundo é a lógica policial –muitos acreditam que estão em uma guerra contra o crime, portanto vale tudo. Prender já não resolve.
    Em terceiro lugar, faltam políticas públicas que desincentivem a letalidade policial. Por último, o controle externo do Ministério Público e das Corregedorias, que não são independentes, deixa muito a desejar, segundo o pesquisador da FGV-SP.

    A falta de treinamento, para ele, é uma justificativa relativa.

    "Depende do lugar. É uma falácia dizer que a polícia de São Paulo não é bem treinada, assim como no Distrito Federal, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. No resto do Brasil há mais deficiência no treinamento, mas qualquer policial sabe que não pode bater", diz.

    A pesquisadora Edna Jatobá, coordenadora do Gajop (Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares) de Pernambuco, acredita que a solução passa por fortalecer as Corregedorias, dando maior transparência e celeridade na apuração dos abusos.

    "Na maioria dos casos, os resultados demoram a vir ou simplesmente não aparecem. As pessoas se sentem desestimuladas a prestar queixa, além de terem medo de retaliações", afirma ela, que também defende uma formação sólida sobre direitos humanos e racismo institucional para os policiais.

    Ela destaca ainda a importância de uma retaguarda de apoio psicológico aos agentes. "São profissionais que estão nas ruas, se expondo a riscos e têm uma carga grande de estresse. Não que isso justifique o abuso, mas é uma questão que precisa ser encarada", diz.

    Casos estão sendo investigados, dizem polícias militares
    Todos os casos citados na reportagem estão sendo investigados pelas Corregedorias das polícias militares locais, segundos as secretarias de segurança.

    O policial que empurrou uma mulher no Rio de Janeiro foi preso administrativamente, sendo transferido posteriormente para outra unidade, mas o inquérito segue em andamento.

    Sobre a agressão de um homem em Fortaleza por um agente, a Polícia Militar do Ceará afirmou que o agredido "foi avistado em atitudes suspeitas" junto a outro homem que correu, "esboçou reação e precisou ser contido pelos policiais militares". Depois, foi levado pela viatura para a casa dos pais. Foi aberto um procedimento disciplinar e também um Inquérito Policial Militar (IPM).

    Os dois casos da Bahia tiveram as investigações temporariamente interrompidas em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

    Os dois policiais que participaram da ação em que destruíram um rádio foram afastados das ruas, assim como o policial que foi filmado batendo no jovem de black power.

    Com informações do G1

    ---

    Em tempos de desinformação e pandemia, site Camamu Urgente reforça o compromisso com o jornalismo em Camamu e baiano, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Continue nos apoiando.

    ESPORTE: Doce Mel vence mais uma e se garante na elite do Baianão

     Doce Mel venceu o Fluminense, em Feira de Santana (Foto: TV Touro)

    O primeiro passo foi alcançado. Com a vitória na tarde deste domingo, 18, por 2 a 1, contra o Fluminense, em Feira de Santana, a equipe do Doce Mel garantiu matematicamente a sua permanência na primeira divisão. O azulão fez uma boa partida, marcando bem o Fluminense e conseguindo chegar com perigo ao gol adversário. Tiago Carnaíba e Bravo perderam gol dentro da área, mas de cabeça o zagueiro Helberth abriu o placar. Alguns minutos depois o Fluminense também em bola aérea empatou a partida. Já no segundo tempo, após pênalti infantil feito pelo zagueiro Fábio Bilica, o lateral direito Edy marcou o gol que deu a vitória ao Doce Mel.

    Doce Mel venceu a segunda partida de forma consecutiva (Foto: TV Touro)

    Essa foi a segunda vitória seguida do lobo-guará na competição e a terceira em sua história na elite do Baianão. O Doce Mel chegou aos 9 pontos ganhos e subiu na tabela. Enquanto isso, o Fluminense está rebaixado para a segunda divisão. O Doce Mel volta a campo no dia 28 de abril, contra a Juazeirense, em Cruz das Almas, para jogo válido pela última rodada. (Giro/Romário Henderson) 

    Veiculo roubado na cidade de Ipiaú é recuperado em Camamu

    Nesta sexta, 16/04, por volta das 18h, a guarnição de Camamu tomou conhecimento de que um veículo Ford Ka na cor Prata teria sido abandonado na Rua do Cigano no bairro Mutirão.

    Diante da informação a guarnição deslocou ao local informado, constatando a veracidade da informação, após consulta foi obtida a informação que o veículo havia sido tomado de assalto na cidade de Ipiaú.

    O veículo foi removido e encaminhado para a delegacia de Camamu para adoção das medidas legais e pertinentes.

    ASCOM da 33ª CIPM / Atualiza Bahia 

    CAMAMU: Guarnição da cidade recupera embarcação furtada no cais de Valença

     Neste sábado, 17/04, por volta das 09h, a guarnição de Camamu tomou conhecimento de uma embarcação que teria sido furtada em Valença estaria em posse de outro pessoa na baia de Camamu, diante da denúncia a guarnição deslocou ao local informado, constatando a veracidade da informação.

    O indivíduo que estava em posse do barco informou ter comprado de uma pessoa, contudo não apresentou qualquer documentação de compra para comprovar a posse do bem, desta forma o mesmo foi conduzido e apresentado juntamente com a suposta vítima na Delegacia Territorial de Valença.

    ASCOM da 33ª CIPM / Atualiza Bahia 

    quarta-feira, 14 de abril de 2021

    Rádio Comunitária de Lajedão sofre terceiro atentado criminoso; diretor denuncia motivação política

     

    Segundo Edvaldo Alves, diretor da Lajedão FM, está mais que evidente a motivação política dos atentados. Recentemente o radialista fez uma série de denúncias contra a atual administração municipal e acredita que este fato contribuiu para o novo atentado.

    Ainda segundo Alves, no atentado desta segunda-feira (12), o criminoso veio pelos fundos da rádio, removeu algumas telhas e arremessou coquetéis molotov, uma espécie de bomba caseira feita com combustível. O fogo destruiu parte do telhado e do forro e danificou equipamentos, incluindo o transmissor.

    "Lamentável o que está acontecendo em Lajedão. Mesmo após dois atentados, todo apoio popular recebido pela rádio, investigações da Polícia, apoio da imprensa e de autoridades de Lajedão e região, esses bandidos continuam desafiando a polícia e a Justiça. O sentimento é de revolta. Eu ainda acredito na Justiça, mas o que temos visto em Lajedão é um verdadeiro descrédito nos órgãos de Segurança Pública", desabafou Edvaldo Alves. 

    terça-feira, 13 de abril de 2021

    ITAMARAJU: Presidente da CDL denuncia festa clandestina com patrocínio de membros da prefeitura

    A presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Itamaraju (CDL), Heloísa Helena, utilizou as redes sociais para criticar a realização de uma festa clandestina. A comerciante aproveitou a oportunidade para disparar contra servidores da prefeitura que participaram do evento proibido.

    De acordo com Heloísa, a prefeitura teria sido interditada após vários servidores municipais terem contraído Covid-19 durante o evento. “A prefeitura tá fechada porque muitos servidores foram nessa festa aí se contaminaram e passaram o vírus para os colegas”, disse a dirigente.

    Heloísa não poupou críticas ao fato de que a festa teria sido amplamente divulgada e não teria sido proibida pela prefeitura. “A festa foi divulgada e a fiscalização não impediu. A festa que foi inclusive patrocinada por um secretário da prefeitura”, disse ela em sua postagem.

    A festa da qual a presidente do CDL se refere foi realizada pelo sobrinho de um vereador do município no dia 13 de março, e teve transmissão ao vivo pelo Facebook e Youtube.

    De acordo com os vídeos divulgados nas redes sociais, além do apoio de parlamentares, a festança teria contado com patrocínio dos Secretário de Administração, Léo Oss, do secretário de Esportes, Gustavo Souto, do diretor de obras Luan Pablo e do próprio prefeito Marcelo Angênica, contando ainda com bebida librada e shows ao vivo.

    Coincidência ou não, um mês após a realização do evento, o número de casos confirmados triplicou além do registro de quase 20 óbitos, o maior número em um mês desde o início da pandemia, fato que forçou o fechamento da prefeitura e comércio por 12 dias.

    segunda-feira, 12 de abril de 2021

    ITUBERÁ: JC Empréstimo consignado para aposentados e penssionistas

    Atenção, aposentados e penssionistas do INSS, servidores públicos mucipal, estadual e federal.

    A JC EMPRÉSTIMO, tem a menos taxa de juros junto aos bancos e dinheiro rápido no seu bolso sem burocracia. 

    Dinheiro na mão sem enrolação, consulte-nos e confira sua margem 2021

    Agradeçemos sua preferência!  

     

    IGUAÍ: Presidente da Câmara vereador Ranulfo Moreira reafirma compromisso e independência do legislativo para o biênio 2021/2022

    Com relação aos trabalhos para os próximos dois anos, a expectativa do presidente da casa e integrantes da Mesa Diretora é das mais positivas, com destaque para a manutenção dos trabalhos semipresenciais e o protagonismo do Legislativo Municipal.

     “Vamos fortalecer a democracia, com protagonismo, e consolidar o papel da Câmara respeitando a harmonia e a independência entre os poderes”, disse o vereador Ranulfo.

    Segundo o vereador Ranulfo Moreira (PSD), de 9° mandato, a expectativa é de mais trabalho nesses dois anos, e independência do Legislativo é a palavra de ordem.

    ‘’Sabemos do protagonismo que tivemos no crescimento e no desenvolvimento da cidade nos últimos quatro anos, andando de mãos dadas com a gestão do prefeito Rony Moitinho . Não será diferente nesse novo mandato de Rony.  “A Câmara está aqui para colaborar com esse desenvolvimento tão importante para uma das cidades mais importantes do médio sudoeste da Bahia”, enfatizou o parlamentar.

    Segundo o presidente, a casa tem o dever politico e moral de  ajudar a cidade, consequentemente ao prefeito Rony Moitinho na retomada da economia e também na melhoria das outras áreas de interesse da população, sobretudo no pós-pandemia. ‘’Esperamos também a vacina e a mudança da economia para recuperar empregos”, pontuou.

    O edil ainda fez questão de agradecer aos colegas de câmara.  “Agradeço a Deus e aos colegas por essa recondução e estamos aqui para servir à cidade, dando apoio a todos e às comissões, fazendo com que esta Casa continue sendo a de maior produtividade de nossa região”. 

    Camamu Urgente

    ITAMARAJU: Coveiro mostra a quantidade de covas que foram abertas e faz um alerta a população

     
     
     
     Um vídeo que está sendo compartilhado por internautas nas redes sociais, mostra um coveiro de Itamaraju fazendo um alerta para população, sobre a quantidade de covas que estão sendo abertas diariamente no cemitério Parque da Paz localizado no bairro Itatiaia.Segundo o coveiro enterros estão acontecendo de madrugada por conta da demanda e as covas estão sendo abertas com ajuda de tratores.

    No vídeo o coveiro fez um desabafo alertando a população sobre o Coronavírus.

    “Em pleno domingo estou abrindo covas, em um domingo de lazer com a família, estou aqui cavando covas, galera vamos usar máscaras e passar álcool em gel. Se você vacilar você estará dentro de uma cova dessa, vamos se cuidar.” disse o coveiro em um desabafo.
    O município de Itamaraju está vivendo um dos piores momentos desde começo da pandemia. Só nesse mês de abril o município confirmou 9 óbitos em decorrência do Covid-19. Por Radar101

     

    domingo, 11 de abril de 2021

    Suspeitos de assalto a banco são presos com explosivos e ‘arsenal bélico’ no sul da Bahia; adolescente foi apreendido

     Dois suspeitos de assalto a banco foram presos e um adolescente foi apreendido na madrugada deste domingo (11), enquanto passavam por uma blitz da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e agentes da Polícia Militar, em um trecho da BR-101 na cidade de Itabela, no sul da Bahia.

    De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), uma denúncia anônima informou sobre um possível ataque e os órgãos de segurança reforçaram o policiamento na região.

    O grupo estava em um carro de passeio e, quando passava pelo km 749 da rodovia, recebeu ordem de parada dos agentes. Segundo a SSP, o motorista tentou esboçar fuga, mas acabou cercado pelos policiais.

    Após fazerem uma vistoria no interior do veículo, a PRF informou que um “arsenal bélico” foi encontrado. Com os suspeitos estavam um fuzil, uma submetralhadora 9 mm, duas pistolas 9mm; um revólver calibre 38, uma pistola 380 e uma espingarda calibre 12.

    Eles também levavam no veículo cinco coletes à prova de balas, 298 munições de 5.56, outras 50 munições de calibre 38, mais 50 munições de 9mm, 16 munições de cal 12. Além disso, 27 munições de 380; dois volumes de emulsão explosiva, quatro espoletas e um cordel detonante estavam em posse do trio.

    O grupo foi preso em flagrante e levado à Delegacia Territorial de Eunápolis. Eles vão responder por porte ilegal de arma de fogo e associação criminosa, enquanto seguem as investigações para apurar se, de fato, eles têm envolvimento com ataques a banco realizados na Bahia nas últimas semanas.

    Ataques seguidos na Bahia
    Somente na última semana, a polícia registrou três ataques a agências bancárias em quatro dias no interior da Bahia. Em todas as ocorrências os criminosos utilizaram explosivos para arrombar os cofres e terminais de autoatendimento.

    Na noite de segunda-feira (5), um grupo explodiu a agência do Banco do Brasil na cidade de Campo Alegre de Lourdes, no norte do estado, e fizeram moradores reféns durante a fuga. Os suspeitos atiraram e danificaram a rede de energia elétrica, o que causou um corte no fornecimento na cidade.

    No dia seguinte, terça-feira (6), outro ataque aconteceu no norte da Bahia, na cidade de Abaré. Os criminosos chegaram a fazer alguns servidores municipais de reféns e atearam fogo em veículos para dificultar a ação da polícia. Foram destruídos alguns caixas de autoatendimento e levada uma quantia em dinheiro, que não foi divulgada.

    Já na madrugada de quinta-feira (8), uma agência do banco Bradesco em Itiruçu, na região sudoeste, foi vítima de ataque com explosivos. O cofre da unidade foi estourado e, na fuga, os suspeitos dispararam contra a sede do destacamento da Polícia Militar. Ninguém ficou ferido. (G1)

    Scroll to Top