• ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    IGUAÍ: Presidente da Câmara, vereador Ranulfo convida população para sessão virtual

    O Presidente da Câmara Municipal de Iguaí de Iguaí, Ranulfo Moreira (PSD), convida toda população para acompanhar a sessão ordinária desta terça-feira 30 de março.


    Assista a Sessão Ordinária Virtual da CÂMARA MUNICIPAL DE IGUAÍ, HOJE 30/03/21 ÀS 9 HS

    A transmissão será neste link abaixo :

    CAMAMU: Vereador Abelzinho convida população para acompanhar sessão de hoje da Câmara Municipal

    (Vereador ao centro da imagem)
    O vereador de Camamu Jose Nilton Santana Borges, o popular "Abelzinho"
    (Republicanos)
     e demais vereadores convida toda população para assistir a 5° sessão ordinária que acontece hoje, dia 30 de março ás 15h00. A presença do público não será permitida, pois a sessão é virtual pelas redes sociais.

    A sessão ordinária começa às 15h00hs no Plenário da Câmara Municipal de Camamu, com transmissão pelo Facebook da casa.  https://www.facebook.com/camaradevereadoresdecamamu

    Copa do Nordeste será pioneira em transmissão de jogos de futebol no Tiktok

    A Copa do Nordeste vai ser a primeira competição a transmitir jogos no Tiktok, aplicativo que é febre no Brasil. O jogo escolhido foi o encontro entre Ceará e CSA na próxima quarta-feira (31), na Arena Castelão, pela sexta rodada do regional. As informações são do blog do jornalista Lauro Jardim, de O Globo.

    O perfil da Copa do Nordeste na rede social chinesa vem sendo um sucesso entre os torcedores. Em um mês de operação, já foram mais de três milhões de visualizações.

    Comandado pelo técnico Guto Ferreira, o Ceará é o atual campeão do certame e defende o título. No momento, os alvinegros figuram na terceira posi
    ção, com sete pontos. (Bahia Notícias)

    ESPORTE: Com quatro gols de Gilberto, Bahia goleia o Altos e assume ponta do Grupo A

    Será que deu para anotar a placa? Com um futebol agressivo, ótima atuação de Rossi e quatro gols de Gilberto, o Bahia atropelou o Altos na tarde deste domingo, no estádio de Pituaçu, e assumiu a liderança do Grupo A da Copa do Nordeste. O placar de 5 a 0 começou a ser construído no primeiro tempo, com gols de Gilberto e Rodriguinho. Nos acréscimos, o zagueiro Rafael Araújo foi expulso e deixou a equipe piauiense com um a menos. Na segunda etapa, o Tricolor baiano ditou o ritmo de jogo e voltou a balançar as redes com Gilberto. *GE

    Bahia ultrapassa 15 mil óbitos por Covid-19

     

    Informações da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab)

    A Bahia ultrapassou nesta segunda-feira (29), 15 mil óbitos por Covid-19segundo informações da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 15.050, representando uma letalidade de 1,89%. Dentre os óbitos, 55,69% ocorreram no sexo masculino e 44,31% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 54,88% corresponderam a parda, seguidos por branca com 21,40%, preta com 15,19%, amarela com 0,50%, indígena com 0,13% e não há informação em 7,90% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 67,80%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (74,05%). Nas últimas 24 horas, a Bahia ainda registrou 1.068 casos de Covid-19. Dos 795.505 casos confirmados desde o início da pandemia, 765.663 são considerados recuperados e 14.792 encontram-se ativos. No boletim desta segunda-feira, a Sesab aponta 90 mortes. Apesar de os óbitos terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram contabilizados nesta segunda. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.117.694 casos descartados e 181.883 em investigação. De acordo com a Sesab, no estado, 45.324 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17h desta segunda-feira.

    ITACARÉ: Cachoeira de Noré é apontada como mais uma opção para o turismo em Taboquinhas

    Uma das mais belas cachoeiras do município de Itacaré está no distrito de Taboquinhas, incrustada no seio da Mata Atlântica e a poucos metros do Rio de Contas. É um passeio paradisíaco com direito a experimentar a culinária típica da região pelas mãos mágicas da Chef Dona Bezinha e a conversa tranquila do seu esposo, Antônio Martins. Sobremesa: uma deliciosa cocada de chocolate caseiro, a partir do cacau colhido na área da pequena propriedade do casal.

    Tudo ali é simples e harmonioso. O pequeno restaurante fica na própria casa dos proprietários que tem uma hospitalidade muito aconchegante. “Não tenham dúvida de que esse é um dos melhores lugares para se transformar num destino do Ecoturismo Rural de Base Comunitária do litoral sul da Bahia”, diz o secretário de Turismo de Itacaré, Jorge Ávila.

    A Prefeitura de Itacaré está identificando o potencial turístico da região com o objetivo de elaborar um Plano de Desenvolvimento Ecoturístico a partir da potencialidade existente nas comunidades rurais do município. Nesse intuito mobilizou, para a visitação, os secretários de Meio Ambiente, Marcos Luedy, de Governo, Jarbas Júnior, de Turismo e Cultura, Jorge Ávila, de Administração, Marcos Souza, e secretário de Agricultura, Luis Fabiano. “Temos certeza de que existem lugares maravilhosos a serem explorados turisticamente de forma que beneficie o agricultor local com a geração de emprego e renda”, afirmou o prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio.

    Boa comida e atendimento personalizado, floresta, roça de cacau e cachoeira.  Esses são os ingredientes perfeitos, segundo o secretário de Administração, Marcos de Souza, para compor um cenário atrativo “para qualquer tipo de turista que queira experimentar uma aventura fascinante para contar a seus filhos e netos”. Segundo ele, é um lugar para experimentar a beleza da natureza com calma e profundidade.

    Profissionais de imprensa da capital denunciam ação da PM contra a categoria na Barra

    Jornalistas, fotógrafos e cinegrafistas que trabalharam na cobertura da ocorrência de um policial militar em surto, na tarde deste domingo, 28, na Barra, em Salvador, reclamaram do tratamento da PM contra a categoria.

    Segundo os profissionais da imprensa, que ficaram concentrados na Rua Marques de Leão, devido o isolamento da região onde ocorria o conflito, após os disparos que atingiram o PM Wesley Soares , uma guarnição impediu que o grupo se deslocasse para o local, diante do Farol da Barra.

    “O policial atirando pra cima agora. Aí o despreparo do polícia, aí não, aí não pode”, disse o repórter Gomes Nascimento, da Record/TV Itapoan, ao registrar a ação, no início da noite.

    Em nota, o comando da PM informou que tomou conhecimento do vídeo do momento em que a imprensa acompanha o fato e é interpelada por um policial militar. “A instituição ressalta o respeito à liberdade de expressão e ao trabalho dos jornalistas. O fato será devidamente apurado”, diz o comunicado.

    VEJA VÍDEO ABAIXO:



    Deputados baianos se dizem surpresos com mudanças na Esplanada dos Ministérios

    As seis mudanças promovidas pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na Esplanada dos Ministérios nesta segunda-feira (29) provocaram surpresa, inclusive, em deputados federais da base governista.

    Ex-vice-líder do governo Bolsonaro, Paulo Azi (DEM) disse ter ficado surpreso com parte das alterações - exceto com a saída de Ernesto Araújo do Itamaraty, a quem ele criticou. “Já existia um coro, não só no Congresso como um todo, mas diversos setores da sociedade brasileira mostraram ao presidente que esse ministro perdeu qualquer condição de ficar na pasta. Já era uma mudança prevista. As outras, não”, afirmou, em entrevista ao Bahia Notícias.

    Para Azi, a gestão de Araújo causou prejuízos às relações do Brasil com países que poderiam fornecer doses de vacinas contra a Covid-19. “Ele sempre fez uma opção pelo enfrentamento com diversas nações, o que prejudicou muito a relação do Brasil com o mundo. E isso ficou comprovado agora com as dificuldades que o governo brasileiro teve para comprar vacinas de diversos países do mundo”, opinou.

    Mário Negromonte Jr. (PP) indicou que, internamente, há boatos que as Forças Armadas também ficaram surpresas com a demissão de Fernando Azevedo e Silva do Ministério da Defesa. “O que a gente ouve falar e lê é que o setor dos militares foi pego de surpresa no ministério da Defesa, e a Flávia Arruda [nova secretária de Governo] é uma política, era presidente da Comissão de Orçamento. Eu não vejo essa articulação com as forças políticas. Não sei como o governo está pensando, mas a Flávia já é uma pessoa ligada ao partido do Centrão”, analisou.

    Preso homem acusado de manter depósito de droga no centro de Eunápolis

    A Polícia Civil apreendeu mais de 10 quilos de maconha em uma casa na Rua José Bonifácio, centro de Eunápolis, na tarde desta segunda-feira (29).

    O local, de acordo com as investigações, havia sido alugado por Erick Maceno Reis, 34 anos e servia apenas como depósito de droga.

    Erick, que foi preso em flagrante, já vinha sendo investigado por agentes da Delegacia Territorial. Por volta das 15h, ele foi localizado perto de sua casa, no bairro Dinha Borges, com pequena quantidade de maconha e acabou revelando aos policiais que guardava mais droga em uma casa no centro.

    ASSASINATO DE CASAL

    Erick e mais cinco pessoas foram presas em outubro de 2017, sob a acusação de envolvimento na morte do fazendeiro Fabrício Trevizani, 34 anos e da mulher dele, Marycélia Bobbio, de 24. O casal foi executado a tiros enquanto dormia na sede da propriedade rural, no município de Guaratinga. A mulher estava grávida.

    O inquérito policial apontou que Erick foi o responsável por guardar as armas usadas no duplo homicídio. Não há informação se ele foi indiciado.

    Conforme o inquérito, o crime foi encomendado pela ex-mulher de Fabrício, Daniela Pinheiro, que também foi presa, juntamente com o namorado. A polícia concluiu que ela queria que o filho que teve com Fabrício pudesse ficar com a herança só para ele. Fonte: Radar64

    segunda-feira, 29 de março de 2021

    IGUAÍ: A Bahia que a Gente Gosta

    A equipe da Tv Record do programa A BAHIA QUE AGENTE GOSTA, realizou uma belíssima reportagem em Iguaí, onde mostrou suas belezas, encantos  e cultura.

    Com potencial turístico muito elevado, a cidade de Iguaí é atraída pela presença de paisagens naturais. Ao todo são 180 cachoeiras, 27 rios e mais de 2.000 nascentes. A natureza privilegiada, possui serras, matas e trilhas, ideal para a prática de turismo, proporcionando raros momentos de lazer, descontração e alegria aos seus visitantes.

    Assista ao vídeo abaixo

    Fonte: Câmara Municipal de Iguaí

    IGUAÍ: Câmara Municipal segue decreto do estado e mantém medidas preventivas ao Coronavírus

    As medidas de enfrentamento à pandemia da Covid-19 se estendem até o feriado da Páscoa. O acesso ao Plenário da Câmara, Sessões Ordinárias e às reuniões das comissões permanentes, será reservado apenas aos vereadores e servidores(as) da Câmara Municipal de Iguaí.
    Segundo o presidente da casa, Ranulfo Moreira, todas as precauções estão sendo tomadas para garantir a segurança da saúde do povo e dos edis. 


    sábado, 20 de março de 2021

    Governo antecipa Toque de Recolher para às 18h em todo o estado; medida vale a partir de segunda



    Em decisão conjunta com os municípios, o Governo do Estado decidiu antecipar o horário do Toque de Recolher em toda a Bahia a partir da próxima segunda (22). A decisão vai até o dia 29 de março. Durante esse período, está proibida a venda de produtos não essenciais, como eletrodomésticos e vestuário, em hipermercados e atacadistas.

    Só será permitida a venda de itens de alimentação e limpeza. Dessa forma, assim como as bebidas alcoólicas no fim de semana, a seção deverá ter o acesso fechado ao público. De acordo com o governador Rui Costa, as medidas do toque de recolher e dos itens essenciais valem para todo o estado.

    A retomada escalonada das atividades econômicas fica condicionada à manutenção, por cinco dias consecutivos, da taxa de ocupação dos leitos de UTI em percentual igual ou abaixo de 80%. Com exceção de deslocamentos por motivos de saúde ou em situações em que fique comprovada a urgência, segue proibida a circulação de pessoas entre 18h e 5h, até o dia 1º de abril, em todos os 417 municípios baianos.

    O funcionamento dos serviços não essenciais está proibido em toda a Bahia entre as 18h de 19 de março até 5h do dia 22 de março. A medida também terá validade das 18h de 26 de março às 5h de 29 de março.

    Venda de bebidas alcoólicas proibida

    A restrição da venda de bebidas alcoólicas seguirá valendo, em todo o estado, a partir das 18h de 19 de março até 5h de 22 de março, inclusive por sistema de entrega em domicílio (delivery). A mesma medida terá validade a partir das 18h de 26 de março às 5h de 29 de março.

    Também segue vedada em todo o estado a prática de atividades esportivas coletivas amadoras até 1º de abril, sendo permitidas as práticas individuais, desde que não gerem aglomeração. O funcionamento de academias e estabelecimentos voltados para a prática de atividades físicas está proibido até 29 de março.

    Os atos religiosos litúrgicos podem ocorrer na Bahia, respeitados os protocolos sanitários estabelecidos, especialmente o distanciamento social adequado e o uso de máscaras, bem como com capacidade máxima de lotação de 30%, desde que o espaço seja amplo e tenha ventilação cruzada.

    Ficam vedados, até 29 de março, também em todo o estado, os procedimentos cirúrgicos eletivos não urgentes ou emergenciais nas unidades hospitalares públicas e privadas.

    Segue proibida ainda, até 1º de abril, a realização de eventos e atividades que envolvam aglomeração de pessoas, independentemente do número de participantes, como cerimônias de casamento, solenidades de formatura, feiras, circos, passeatas, eventos desportivos, científicos e religiosos, bem como aulas em academias de dança e ginástica.

    Após discussão entre vereadores, sessão na Câmara Itaguaçu da Bahia termina em pancadaria

     Foto: Reprodução/Jornal da Chapada

    A sessão na Câmara de Vereadores do município de Itaguaçu da Bahia, na Chapada Velha, da última sexta-feira (19) terminou em pancadaria. Após uma discussão, um vereador é atingido na cabeça e começa a sangrar. A briga foi protagonizada pelo edil Antonio de Jonas (PSD) e pela presidente da Casa, Ianca
    da Tabatinga (PSD). Segundo informações, o vereador iniciou a briga ao lançar o microfone em direção à vereadora, que revidou imediatamente. As agressões foram flagradas por uma pessoa que fez o registro em seu celular, de acordo com o Jornal da Chapada.

    Os demais presentes na sessão separam a briga e o vereador mostra um ferimento em sua cabeça e não se tem informações sobre o estado de saúde da vereadora. A desavença entre os legisladores é algo antigo. De acordo com blog, antes de ser vereadora, Ianca exercia a profissão de advogada, o desentendimento entre eles teria se dado por conta de um áudio que vazou do vereador Antônio ofendendo a classe dos advogados. Até o presente momento não temos informações sobre o motivo que originou o conflito entre os vereadores. *Conteúdo reproduzido do Bahia Notícias

    BRASIL: Centenas de advogados e juristas clamam por renúncia e o chamam de ''GENOCIDA''

     Foto: Marcos Corrêa/PR 

    Mais um grupo composto por advogados e juristas estão clamando para que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) renuncie do cargo por negligência no combate à pandemia de Covid-19. Dessa vez o pedido é endossado por centenas de pessoas que assinaram o manifesto ‘Basta’, criado em 2020, em defesa das instituições. O grupo composto por advogados e juristas pretende lançar uma palavra de ordem para ser endossada pela comunidade jurídica: ‘Basta, genocida. Renuncie’. O movimento ganhou força após o youtuber ser intimado pela defesa de Bolsonaro por tê-lo chamado de genocida, segundo a coluna de Mônica Bergamo, da Folha. - Fonte dessa matéria: https://ubaitabaurgente.com.br

    Rui afirma que Bolsonaro é aliado do vírus e da morte

     Rui criticou Bolsonaro por recorrer ao STF contra medidas restritivas

    O governador Rui Costa (PT) reagiu com indignação, na manhã desta sexta (18), à decisão do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) de entrar com ação de inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar susp
    ender os decretos de medidas restritivas em vigor na Bahia, no Rio Grande do Sul e no Distrito Federal. “Essa ação no STF é mais uma vez a tentativa dele de mostrar que é aliado do vírus, aliado da morte. Está tentando acelerar o número de mortes e a disseminação do vírus no Brasil. Ele vive da crise, do colapso, e como ele é incapaz, incompetente para gerir o país, quer aprofundar ainda mais a crise para tentar polarizar com uma parcela da sociedade”, disse Rui, depois de afirmar que acionou a Procuradoria Geral do Estado (PGE) para tomar as providências judiciais necessárias. Rui Costa reclamou também das dificuldades criadas pelo presidente em meio ao pior momento da pandemia no país. “Além de não ajudar, o presidente faz questão de tentar atrapalhar. Infelizmente, o presidente não se cansa de dar demonstrações de desprezo pela vida e desprezo pela dor do próximo”, finalizou. (Bahia Notícias)

    sexta-feira, 12 de março de 2021

    EUNÁPOLIS: Prefeita recua e fala em fechar setor comercial

    Nesta semana a prefeita de Eunápolis, Cordélia Torres (DEM), divulgou um áudio informando sobre a possibilidade do fechamento do comércio da cidade em virtude da pandemia. Cordélia Torres foi uma das poucas prefeitas da Bahia que não acataram o decreto do governo do estado sobre o fechamento do comércio.

    “Se nos próximos dias não tiver uma redução nos casos de coronavírus vou ter que fechar todo o comércio da cidade”, declarou a prefeita.

    (Políticos do Sul da Bahia)

     

    Operação prende 12 suspeitos de envolvimento com atentados em Eunápolis


     Um dos suspeitos, que seria membro de facção criminosa, foi preso em Ilhéus

    Policiais civis e militares prenderam hoje (11) doze suspeitos de envolvimento na série de atentados contra o transporte coletivo de Eunápolis. Os crimes aconteceram no ano passado, nos dias 26 e 29 de outubro e no dia 26 de dezembro, quando três ônibus e um caminhão do lixo foram incendiados. Um dos mandados de prisão foi cumprido em Ilhéus, contra um homem apelidado de Orea. A operação também prendeu pessoas em Eunápolis e em Monte Mor, município do interior de São Paulo. De acordo com a Polícia Civil, uma facção criminosa foi responsável pelos crimes, que seriam uma forma de retaliação contra operações policiais feitas em Eunápolis. Na época, para evitar que outros veículos fossem queimados, o transporte coletivo da cidade foi suspenso. Preso hoje em Monte Mor, Bode teria sido o mentor dos atentados. Ele fugiu do Conjunto Penal de Eunápolis em outubro de 2020, aproveitando a saída do Dia das Crianças, e orquestrou o crime a distância, refugiado no interior paulista, informa a Polícia Civil. Orea, que estava com duas armas de fogo quando foi preso nesta quinta (11), conforme a polícia, repassava os comandos de Bode aos outros membros da facção. O juiz Heitor Awi Machado de Atayde, da 2ª Vara Crime de Eunápolis, expediu os mandados de prisão contra o grupo, a pedido do promotor de Justiça Dinalmari Mendonça. A operação envolveu policiais civis e militares de Ilhéus, Itabuna, Eunápolis e Monte Mor. Com os suspeitos, que não tiveram seus nomes divulgados, os policiais apreenderam sete armas de fogo, 60 mil reais e 25 quilos de drogas. (Pimenta)

    Anvisa aprova importação de vacinas contra Covid-19 por estados e municípios

    Diante da Lei nº 14.124/2021 aprovada pelo Congresso Nacional e da posterior sanção dada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), a Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) regulamentou a autorização excepcional e temporária para a importação de medicamentos e vacinas contra a Covid-19 por estados, municípios e pelo Distrito Federal. A regulamentação foi feita por meio de uma reunião extraordinária, realizada nesta quarta-feira (10), para aprovar a Resolução de Diretoria Colegiada (RDC). A autorização prevê que os remédios e imunizantes importados tenham indicação específica para tratamento ou prevenção da Covid-19, aprovada pela respectiva autoridade sanitária estrangeira, além de ter estudos clínicos de fase 3 já concluídos ou com resultados provisórios.
     

    Adolescente de 15 anos morre por complicações da Covid-19 em Ilhéus

     0

    Adolescente estava internada no Costa do Cacau.

    Uma adolescente de 15 anos morreu por complicações da Covid-19, em Ilhéus, no sul da Bahia, e a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), investiga se ela estava infectada com a var

    iante P.1, de Manaus. O óbito ocorreu no sábado (6). A adolescente deu entrada no Hospital Costa do Cacau, em Ilhéus, para fazer uma cirurgia e na unidade de saúde foi identificado que ela estava com Covid-19. Não há detalhes sobre o procedimento que a adolescente passou no hospital, nem se ela foi infectada na unidade de saúde. A Secretaria Municipal de Saúde de Ilhéus emitiu um alerta nas redes sociais informando que existe essa variante em circulação na cidade. De acordo com a Sesab, a Bahia possui a confirmação de 19 casos da variante de Manaus, com quatro óbitos e seis do Reino Unido (VOC B.1.1.7), mas sem mortes. *Com informações do G1

    quinta-feira, 11 de março de 2021

    CAMAMU: Secretário de obras é acusado de desviar servidores da prefeitura para realizar serviços privados

     O QUE FAZ UMA SECRETARIA DE OBRAS MUNICIPAL?

    A Secretaria Municipal de Obras Públicas tem como atribuições por planejar, desenvolver, controlar e executar as atividades inerentes à construção de obras públicas; é responsável também pelas atividades inerentes quanto à abertura e pavimentação de vias públicas, pontes, viadutos, canais e redes de drenagem.

    Imagem: Camamu Notícias / Dudu Face

    O Dudu Face, blogueiro da cidade elvolvida nesse tapa na cara da sociadde, descreve em pequenas linhas o que está acontecendo em um dos municípios mais importantes do baixo sul da Bahia.

    "Parabéns ao secretarios de obras (Doutor VAIDOSO) a obra que os funcionários da prefeituta de CAMAMU está fazendo em sua residência está ficando show de bola. Enquanto isso o município sofre com a falta de funcionarismo PUBLICO para concluir as obras que estão em andamento. "Camamu pode tudo", diz o texto do repórter.

    Como manda o bom jornalismo, o Camamu Urgente entre no caso agora apurar minuciosamente as denúncias e revelar logo em breve numa reportagem, o que está em baixo desse angu.


    quarta-feira, 10 de março de 2021

    COVID-19: Dr. Lerroy Tomaz escreve artigo sobre reações e consequências das medidas restritivas

    LERROY TOMAZ | A escolha do tema a ser abordado neste espaço de opinião e informação é sempre um momento interessante. Por regra, o foco é dar prioridade aos assuntos da ordem do dia, àqueles que provavelmente mais interessam aos leitores. No terceiro texto publicado em nossa coluna online, o eixo central, infelizmente, ainda não pode ser outro. Há que se falar e repetir, enquanto for preciso, sobre a pandemia da COVID-19.

    Na primeira publicação, tratamos dos desafios dos municípios no processo de vacinação (leia clicando aqui). O segundo texto, por sua vez, teve foco na necessidade de retomada do auxílio emergencial, aprovado pelo Congresso Nacional em março de 2020, que deixou de ser pago em dezembro último (disponível para leitura aqui). O ponto fora da curva, por assim dizer, foi um artigo sobre pensão alimentícia, publicado exclusivamente na coluna impressa, que se encaixa na linha editorial da prestação de serviços, também presente em nossa coluna.

    Agora, a abordagem cuida das reações às medidas restritivas adotadas por governos estaduais e municipais na tentativa de frear a matança promovida pelo vírus, que, no momento em que escrevo, já interrompeu a vida de mais de 266 mil brasileiros. Entre o texto sobre o socorro emergencial, publicado há pouco menos de um mês, e o de agora, foram mais de 36 mil novas mortes.

    Para a análise aqui proposta, é importante, antes de mais nada, que se faça uma separação de conceitos que frequentemente são confundidos. Primeiro o lockdown, que consiste em uma medida mais dura para restringir a circulação de pessoas e evitar a propagação do vírus, com o fechamento das atividades econômicas classificadas como não essenciais. A quarentena, em tese, é a tática de separar e limitar os deslocamentos daquelas pessoas que foram, ou podem ter sido, expostas ao vírus.

    Já o isolamento, tecnicamente falando, consiste na separação dos contaminados daqueles que estão saudáveis. Não raro, a expressão tem sido confundida com o ato de ficar em casa e evitar o contato com outras pessoas, mesmo que não se esteja doente. Além disso, tem-se o distanciamento social, que nada mais é do que a guarda de uma distância segura entre as pessoas que estão circulando. Por último, há também o toque de recolher, que trata de proibição ao trânsito de pessoas nas ruas durante determinado intervalo do dia.

    Muito resumidamente, são estes os significados das expressões mais frequentes no cotidiano da população durante a pandemia. Percebe-se, portanto, que as ferramentas disponíveis para o combate à pandemia possuem nomes diferentes, mas guardam essência comum: evitar que pessoas se aglomerem livremente, de modo que o vírus não seja amplamente disseminado na sociedade.

    Se somam às medidas acima o uso de máscaras, tido como indispensável de forma quase unânime, salvo algumas irresponsáveis e vergonhosas exceções, e a vacinação, grande desafio da humanidade. Curiosamente, embora a vacinação seja consensualmente encarada como a chave potencial de retorno à dita normalidade, o ponto mais combatido e criticado tem sido a adoção das medidas de isolamento social, nominadas assim no sentido mais amplo da expressão, compreendendo as diversas práticas conceituadas acima.

    Por produzir efeito negativo direto e imediato na economia, uma vez que restringe e limita drasticamente as relações comerciais, o isolamento é encarado por muitos como o grande vilão e inimigo número dois, perdendo apenas para o próprio vírus. Entretanto, é importante destacar e lembrar que apenas a vacinação pode permitir a retomada real da economia, e não os espasmos que temos experimentado, entrecortados por picos nos índices de ocupação de leitos hospitalares.

    As vacinas, portanto, devem ser o ponto principal das reivindicações daqueles que, justamente, querem e precisam retomar o funcionamento de seus negócios e atividades. As medidas restritivas, guardadas as devidas proporções, devem persistir enquanto não houver percentual razoável de imunização no Brasil, evitando o colapso do sistema de saúde.

    Enquanto governadores e prefeitos têm sido alvo de gritas e protestos por conta das medidas de restrição praticadas, tem ficado em segundo plano a atuação negacionista e negligente do governo federal na aquisição dos imunizantes. A farmacêutica Pfizer, por exemplo, confirmou ter ofertado ao Brasil 70 milhões de vacinas em agosto do ano passado. Foram três tentativas por parte da empresa, todas solenemente ignoradas pelo governo federal.

    Na mesma linha, a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) confirmou ter oferecido ao governo federal 50 milhões de doses da vacina Sputnik V, garantidas por um acordo firmado entre o governo da Bahia e o fundo de desenvolvimento russo responsável pela fabricação do imunizante. De acordo com o governador Rui Costa, a Bahia aguarda decisão do Supremo Tribunal Federal para assinatura direta do contrato de aquisição das vacinas.

    Neste cenário, senadores e deputados pressionam pela instalação da chamada “CPI da COVID”, que pretende investigar a atuação do governo federal no combate à pandemia. A União, a lentos passos, se articula para tentar fechar contratos com as farmacêuticas, mas enfrenta a concorrência internacional e a escassez de insumos e imunizantes, agravadas pela entrada tardia na corrida pela vacinação. Como consequência, o Brasil amarga o índice de apenas 4% da população vacinada, atrás de países como Chile e Marrocos.

    Em linhas gerais, o presente texto tem o objetivo de, constatada a realidade atual, registrar sincera solidariedade, primeiramente, às famílias enlutadas no país, que choram a perda de seus entes queridos, mas também àqueles que estão amargando severos prejuízos com a debacle da economia, sobretudo os pequenos empresários e profissionais autônomos. E é justamente por isso que não se pode perder de vista qual deve ser a principal bandeira de todos aqueles que desejam a retomada da normalidade: vacinação.

    Com a melhor percepção das prioridades por parte da população e os ajustes necessários na pauta de reivindicações, aos governantes de plantão não restará alternativa além da adoção de todas as providências para garantir a ampla imunização do povo brasileiro. Sempre atentos às orientações dadas pela ciência, única capaz de indicar os caminhos de saída da crise sanitária, os gestores públicos não podem falhar na condução do processo. Os que eventualmente desvirtuem devem ser severa e duplamente punidos: pela lei e pela história.

    MP-BA investiga prefeito de Wenceslau Guimarães por tomar vacina da Covid-19

    Gestor não faz parte do grupo prioritário (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

    O Ministério Público da Bahia (MP-BA) abriu uma investigação depois que o prefeito de Wenceslau Guimarães, cidade no baixo-sul da Bahia, divulgar imagens nas redes sociais tomando a vacina da Covid-19. O prefeito tem 39 anos e não é trabalhador da saúde, portanto descumpre a ordem prioritária de vacinação estabelecida pelos planos de imunização.

    O G1 tentou falar com o prefeito, mas não conseguiu contato. A foto divulgada nas redes sociais foi publicada pelo próprio Carlos Alberto Liotério (Republicanos), que foi reeleito no último pleito. Na imagem, “Kaká” escreveu: “Forte e vacinado contra a Covid-19”. O MP-BA instaurou procedimento administrativo e encaminhou um ofício para que o prefeito preste informações.

    Carlos Alberto tem até a sexta-feira (12) para justificar ao MP-BA o motivo de ter descumprido a prioridade e, além disso, deve fornecer a lista completa de todas as pessoas que foram vacinadas na cidade. Ele também terá que responder sobre o suposto beneficiamento de uma mulher identificada como Thássia Santos, que também foi imunizada sem estar no grupo prioritário.

    Mulher é presa após tentar cortar pênis do marido durante discussão em Santa Cruz Cabrália

     

    Vítima foi socorrida pelo Samu (Foto: Reprodução)

    Uma mulher, de 37 anos, foi presa acusada de tentar cortar o pênis do marido. O caso ocorreu na tarde desta segunda-feira (8) em Santa Cruz Cabrália, na Costa do Descobrimento. Segundo o Radar 64, o casal discutia dentro de casa quando a mulher tentou ferir a parte íntima do marido com uma faca de cozinha. Policiais que chegaram ao local relataram que os dois estavam visivelmente embriagados. Ferido, o homem foi levado por uma ambulância do Samu a um hospital. Pelo que foi informado, o membro da vítima foi preservado, já que o corte não chegou até os vasos sanguíneos do órgão. Presa em flagrante, a mulher foi autuada sob acusação de lesão corporal grave. Até o momento não se sabe o que motivou a ira da mulher.

    Lula tem condenações anuladas por Fachin e é liberado para disputar eleição

    Ministro considerou que 13ª Vara Federal não tinha competência para julgar casos do triplex do Guarujá, do sítio de Atibaia e do Instituto Lula

    O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, anulou nesta segunda-feira ( 8) todas as condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela Justiça Federal no Paraná relacionadas às investigações da Operação Lava Jato.

    Com a decisão, o ex-presidente Lula recupera os direitos políticos e volta a ser elegível.

    Ao decidir sobre pedido de habeas corpus da defesa de Lula em novembro do ano passado, Fachin declarou a incompetência da Justiça Federal do Paraná nos casos do triplex do Guarujá, do sítio de Atibaia e das doações ao Instituto Lula. Segundo o ministro, a 13ª Vara Federal de Curitiba não era o “juiz natural” dos casos.

    A decisão de Fachin tem caráter processual. O ministro não analisou o mérito das condenações.

    “Embora a questão da competência já tenha sido suscitada indiretamente, é a primeira vez que o argumento reúne condições processuais de ser examinado, diante do aprofundamento e aperfeiçoamento da matéria pelo Supremo Tribunal Federal”, diz o texto da nota.

    Agora, os processos serão analisados pela Justiça Federal do Distrito Federal, à qual caberá dizer se os atos realizados nos três processos podem ou não ser validados e reaproveitados.

    “Com a decisão, foram declaradas nulas todas as decisões proferidas pela 13ª Vara Federal de Curitiba e determinada a remessa dos respectivos autos para à Seção Judiciária do Distrito Federal”, diz texto de nota à imprensa do gabinete do ministro.

    A decisão atinge o recebimento de denúncias e ações penais.

    Do G1

    domingo, 7 de março de 2021

    Suspeito de aplicar golpe do ‘falso motoboy’ é preso no extremo-sul da Bahia

    Um homem suspeito de aplicar golpes foi preso no sábado (6) na cidade de Eunápolis, no extremo-sul da Bahia. Segundo a Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR), o suspeito praticava um golpe conhecido como “falso motoboy”.

    De acordo com a unidade, a fraude consiste em ligar para a vítima de uma central telefônica clandestina, se passando por funcionário de uma operadora de cartão de crédito. Na ligação, ele informava que um motoboy iria ao endereço da vítima para buscar cartões e senhas.

    Investigações indicam que o homem preso faz parte de uma quadrilha, que atua em outros estados do país. Ainda segundo a DRFR, algumas vítimas relataram terem perdido cerca de R$ 120 mil. A polícia não divulgou a quantidade de vítimas do golpe.

    Na casa do suspeito, foram apreendidos R$ 787, nove maquinetas de cartão e 12 cartões de crédito. Ele está preso e à disposição da Justiça. *G1

     

    Nº de mortes por Covid-19 na Bahia tem leve queda; UTI está 86% de ocupação

    A Bahia registrou neste sábado (6) 95 mortes por Covid-19. O número é ligeiramente baixo, 6,8% menor que o anotado nesta sexta-feira (5), que foi de 102. Em relação aos casos ativos – aqueles com poder de transmissão – a queda foi ainda mais tímida. Enquanto que nesta sexta eram 22.233, neste sábado foram 21.916 casos ativos, o equivalente a 1,4%. A ocupação de leitos de UTI, que tratam casos graves, também seguiu a tendência. Neste sábado ficaram em 86%, diferente do dia anterior em um ponto percentual. Os dados são da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab). Ainda segundo a pasta, nas últimas 24 horas, foram registrados 4.525 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,6%) e 4.747 recuperados.

    IBIRAPITANGA: Prefeitura inicia colocação de manta asfáltica em vias públicas

    A Prefeitura de Ibirapitanga está aplicando uma ‘manta asfáltica’ em algumas vias públicas do município. Conforme informações da gestão municipal, a iniciativa contempla o Bairro Novo, acesso ao campo, trecho de Ponte de Boró e Praça da Feira. “É uma obra realizada com recursos próprios. O objetivo é levar a manta asfáltica a outras localidades do município e dessa forma melhorar a infraestrutura da cidade e também facilitar o acesso, devido a melhor trafegabilidade proporcionada pela manta asfáltica”, destacou, em nota, a gestão Junilson. (Ubatã Notícias)
     

    CAMAMU: Vereador Abelzinho é destaque entre os demais edis pela atuação exemplar



    O vereador Jose Nilton Santana Borges, o popular "Abelzinho" (Republicanos), elegeu-se vereador pela primeira vez no  município de Camamu em 2012 com 455 votos, à época já se tornara um dos mais votados na Câmara pelo município.

    Abelzinho sempre morou no Varjão, zona rural de Camamu onde tem atividade como produtor rural e participa ativamente da vida política da comunidade de Travessão onde também faz residência, atuando junto aos moradores pelo desenvolvimento do distrito. 

    Nas eleições municipais de 2020, ele foi eleito vereador pela primeira segunda vez, com 461 votos e ocupou o 4° lugar na Câmara Municipal como um dos mais votados. Desde então "Abelzinho", tem se engajado cada vez mais em melhorar a qualidade de vida dos camamuensens, em especial dos moradores da zona rural e Travessão. 

    Com a retomada dos trabalhos legislativos, o parlamentar já fez uma importante indicação junto ao parlamento para que seja executada pelo executivo municipal.

    "Quero voltar a participar ativamente de todas as sessões da Câmara Municipal, apresentando projetos de leis, votando consciente e debatendo vários assuntos. Conseguir junto a administração pública a realização de muitas obras para o município, como por exemplo a construção de equipamentos públicos, melhorias das estradas vicinais, reforma de escolas, conclusão da feira livre de Travessão, iluminação de lugares necessitados e segurança para a população", disse o vereador ao Camamu Urgente. 

    Foto: Assembléia Legislativa da Bahia, em busca de emenda parlamentar para Camamu

    Uma dos grandes pleitos do mandato anterior de "Abelzinho", foi a aquisição de uma moto-niveladora, caçamba para o município, tratores para beneficiar produtores da região do Varjão e adjacências, revitalização da feira-livre, construção de atracadouro, compras de veículos novos para servir a prefeitura em diversos setores dentre outras indicações e requerimentos, na Câmara ele procura fazer projetos de lei que beneficiem essas pessoas e torne a vida delas mais fácil. Assim sendo, o vereador é considerado um dos mais atuantes na história do legislativo municipal. 

    Foto: Gabinete do deputado Raimundo Costa em Valença 

    (Camamu Urgente)


    Scroll to Top